Artigos

5 dicas para te ajudar a estudar melhor

Neste post, separamos 5 dicas para te ajudar a estudar melhor e obter a aprovação na sua prova.

PUBLICIDADE

Para conseguir alcançar os objetivos, é necessário muito esforço e dedicação nos estudos. Não há outra maneira de obter conhecimento se não for por meio da concentração e atenção nas aulas em qualquer que seja o curso escolhido.

Mas estudar, definitivamente, não é uma tarefa fácil. Além de muita concentração, é necessário utilizar técnicas que facilitam a aprendizagem e a fixação do conteúdo. Neste post, separamos 5 dicas para te ajudar a estudar melhor melhor, afim de otimizar o seu tempo e valer a pena o seu esforço. Continue lendo para saber mais!

PUBLICIDADE

Confira 5 dicas para te ajudar a estudar

1. Crie uma rotina

Tornar seu dia previsível pode te ajudar na hora de estudar. Isso porque a previsibilidade da rotina te ajuda a ter autocontrole. Imagine só que todos os dias você estuda no mesmo horário. Isso significa que você não terá outra coisa para fazer nesse horário do seu dia e assim fica mais fácil de ir estudar ao invés de ir fazer algo que você considera mais legal!

Mas não se preocupe, você não precisa ter uma rotina chata! Para não enjoar da sua rotina você pode programar um horário fixo todos os dias para estudar, mas fazer coisas diferentes em cada um desses dias. Por exemplo: na segunda-feira você pode ler e grifar o livro. Já na terça-feira você pode resolver exercícios e na quarta-feira você pode elaborar um mapa mental todo personalizado!

2. Utilize material impresso

Tablets e outros meios eletrônicos são ótimos para conveniência e portabilidade. No entanto, pesquisas sugerem que, quando se trata de estudar na faculdade, os materiais impressos tradicionais ainda têm vantagem.

Mesmo que alguns pesquisadores argumentem que adotar novos hábitos ao usar uma interface digital melhora a experiência acadêmica, mais de 90% de alunos entrevistados em um estudo compreensivo disseram preferir uma cópia impressa a um dispositivo digital quando se trata de estudo e trabalho escolar.

Além disso, um professor de psicologia da Universidade de Leicester, na Inglaterra, descobriu que os alunos precisam de mais repetição para aprender quando leem na tela do computador em comparação a quando consultam apenas material impresso.

3. Fuja da curva do esquecimento

A curva do esquecimento é um fenômeno psicológico que explica por que rever o conteúdo estudado em até 24 horas depois de aprender algo novo funciona.

Ao fazer isso, você tem até 80% de chances de reter o que aprendeu pela primeira vez. Depois de uma semana, a capacidade de retenção chega a 100% com apenas 5 minutos de revisão.

4. Faça conexões

Muitos especialistas consideram que a diferença entre quem aprende rápido e devagar é a maneira como estudam: em vez de memorizar, os alunos mais rápidos fazem conexões entre as ideias.

Conhecido como aprendizagem contextual, o processo é crucial e exige que cada aluno personalize seus próprios métodos de aprendizagem, fazendo conexões que relacionem as informações para começar a se encaixar e fazer sentido.

PUBLICIDADE

5. Leia em voz alta

Ler informações em voz alta melhora a memorização. A dupla ação de falar e se ouvir faz com que você fixe o conteúdo na memória de longo prazo. Afinal, a aprendizagem se beneficia do envolvimento ativo.

Você também pode tentar ler o assunto e explicar o que entendeu para si mesmo. De modo a facilitar a tarefa, tente sublinhar, desenhar diagramas ou anotar as palavras-chave durante a leitura.

Além de seguir essas dicas de estudo, é importante inserir o momento de aprendizado na sua rotina. Ao estudar de forma constante, você treina a concentração, melhora a aderência aos conteúdos e amplia seu conhecimento. Lembre-se de que o cérebro necessita de, em média, 21 dias para tornar o ato de estudar um hábito.

Especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Ciência, Tecnologia, Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Novas oportunidades do mercado de trabalho.

Related Posts

1 of 24

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Como comprar facilmente na Top Travel?
Veja como estudar enfermagem gratuitamente
Veja como estudar enfermagem gratuitamente
Como comprar facilmente na Top Travel?

Aguarde…

0