12 cursos para colocar no currículo e conseguir um emprego

12 cursos para colocar no currículo e conseguir um emprego

Descubra quais são os cursos que você precisa fazer para colocar no currículo e se dar bem no processo seletivo.

Anúncios

Os cursos no currículo podem ser o diferencial que você precisa para conseguir a tão sonhada vaga de emprego. Neste contexto, são informações fundamentais que os candidatos devem apresentar nos processos seletivos se querem aumentar as chances de contratação.

Além de habilidades específicas, são cursos de caráter introdutório que fazem total diferença na avaliação dos recrutadores sobre a sua apresentação profissional e experiências. Dessa maneira, devem ser considerados dentro da sua formação acadêmica, mas também durante a preparação para os processos seletivos. Saiba mais informações a seguir.

Quais são os cursos que você precisa ter no currículo?

  1. Excel: do básico ao avançado;
  2. Estratégia de Negócios;
  3. Empreendedorismo;
  4. Introdução a Libras;
  5. Vendas e Marketing;
  6. Matemática Financeira;
  7. Comunicação Escrita e Oral;
  8. Atendimento ao Público;
  9. Planejamento Estratégico;
  10. Negociação e Contratos;
  11. Fundamentos do Design Gráfico;
  12. Análise de Dados e Segurança da Informação.

12 cursos para colocar no currículo e conseguir um empregoImagem: Reprodução/Pexels

Por que esses cursos são importantes no currículo?

1. Oferecem conhecimentos fundamentais

Cursos como o de Excel e Atendimento ao Público te oferecem uma formação básica em habilidades fundamentais no mercado de trabalho. A partir desses cursos, você cria mais autonomia como profissional, ampliando o seu leque de ferramentas para crescer dentro da sua carreira.

Leia também: Saiba quais são os 6 cursos rápidos que estão em alta no mercado 

Ainda que sejam conhecimentos iniciais, muitos profissionais não investem nesse tipo de formação por julgarem-nas desnecessárias. Entretanto, são fatores que pesam na avaliação dos recrutadores durante os processos seletivos porque mostram mais informações sobre o candidato além do que é dito na entrevista.

No mais, são pontos de partida para o desenvolvimento de outros tipos de aprendizagem. A partir de um curso de Fundamentos do Design Gráfico, por exemplo, você pode adquiri uma formação mais específica posteriormente e se tornar uma boa referência nessa área.

2. Comprovam o seu conhecimento técnico e prático

Não adianta falar na entrevista que você domina os aspectos de Planejamento Estratégico, por exemplo, se não há comprovação nisso. Em alguns casos, o volume de candidatos é tão grande que os recrutadores não conseguem entrar em contato com as referências para confirmar as informações ou fazer uma pesquisa aprofundada.

Por conta disso, ter um curso ou certificação no currículo assegura os avaliadores das habilidades técnicas e práticas, assim como do que você está falando na entrevista. É uma forma mais rápida e confiável de demonstrar seus conhecimentos, facilitando o processo de análise do currículo.

Neste contexto, pode ser que você pule da etapa de testes e avaliações de conhecimentos com base na estruturação do seu currículo. Além de alavancar a sua candidatura em relação aos demais candidatos, também fortalece a sua apresentação em entrevistas e conversas com a empresa.

Mulher estudandoImagem: Reprodução/Pexels

3. Mostram o seu diferencial no mercado de trabalho

Como citado anteriormente, muitos profissionais não buscam esse tipo de formação fundamental por diversos motivos, desde achar desnecessário até preferir focar em formações distintas. Sendo assim, ter esses cursos no currículo te posicionam como um profissional diferenciado, facilitando o destaque em relação aos demais concorrentes às vagas.

Na realidade, muitos processos seletivos colocam o domínio e comprovação de certas capacidades como um pré-requisito para a participação do processo seletivo. Este é o caso dos concursos públicos, por exemplo, que especificam no currículo quais são as habilidades requisitadas.

Ou seja, é um critério eliminatório que pesa desde a sua inscrição até uma possível contratação. No mais, cursos como o de Introdução a Libras te diferenciam dos candidatos por ser um conhecimento que poucos possuem, mas que é muito rico do ponto de vista da diversidade e inclusão.

4. Demonstram habilidades específicas

No mercado de trabalho, estão surgindo cada vez mais vagas de emprego específicas, principalmente por conta das mudanças recentes na maneira com que se produz e consome na sociedade. Neste contexto, as habilidades obtidas por meio desses cursos são instrumentos valiosos para aumentar a sua chance de contratação.

Em especial, os cursos focados em habilidades práticas relacionadas com as atividades realizadas no cotidiano da vaga tem mais impacto. Como o objetivo das empresas é contratar alguém que facilite os processos, quanto mais ferramentas você tiver no seu domínio, melhor é a sua avaliação como candidato dentro do processo seletivo.

Apesar dos conhecimentos gerais serem importantes, em especial o domínio da profissão, são as habilidades específicas que mostram o seu nível de aprofundamento na área. Contudo, não se trata de acumular diplomas, e sim seguir estudando e aprendendo com base no que há de inovação para desenvolver-se profissionalmente.

E aí, aprendeu quais cursos colocar no currículo?

Comece a sua aprendizagem ainda hoje, por meio das escolas digitais de instituições confiáveis no mercado. Além de adquirir o conhecimento, muitas desses centros educacionais oferecem certificados para você colocar no currículo e atestar a aprendizagem. Experimente ainda nessa semana!

🔗 Compartilhe

Deixe um comentário

Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner