Cursos à distância

Como conseguir bolsa de estudo totalmente de graça

Separamos neste artigo algumas possibilidades de conseguir bolsas 100% grátis.

PUBLICIDADE

Conseguir estudar de graça é um sonho de qualquer estudante. Hoje em dia, cada vez mais bolsas de estudo estão sendo abertas para estudantes que desejam frequentar universidades públicas ou privadas.

Um dos maiores benefícios dessas bolsas é permitir que todos tenham a possibilidade de estudar. Aqueles que atendem aos requisitos socioeconômicos e acadêmicos reconhecem esses benefícios: o menor auxílio pode variar de 5% a 10%, enquanto o maior pode atingir até 100%.

Para quem deseja começar a estudar e está procurando métodos de conseguir estudar de graça, separamos neste artigo algumas possibilidades para te ajudar nesta tarefa. Veja a seguir como conseguir bolsas de estudo totalmente grátis.

PUBLICIDADE

Bolsas de estudo totalmente grátis

1- Bolsa de estudos EAD pelo ProUni

O ProUni é um programa do governo federal que distribui milhares de bolsas de estudos presenciais e à distância a cada semestre.

De acordo com o perfil do candidato, você pode obter uma bolsa de estudos parcial (pagar metade da taxa mensal) ou uma bolsa de estudos completa, válida para todo o curso.

Todos os anos, o governo concede mais de 300 mil bolsas de estudos a universidades de qualidade em todo o país.

Como o ProUni é muito disputado, o grande desafio é conseguir uma dessas bolsas.

A disputa acontece por meio da nota obtida no Enem. Para garantir entrada, a pontuação deve ser a maior possível.

Uma boa notícia para quem pretende entrar em curso Ead, é que nesse caso a disputa é um pouco mais tranquila. Na maioria dos cursos disponíveis no ProUni as notas não precisam ser tão altas quanto as exigidas pelos presenciais.

Para ter a oportunidade de concorrer às bolsas, os candidatos devem ter feito o Enem mais recente e ter tido uma pontuação média de no mínimo 450 pontos. Quem zera a escrita, independentemente da pontuação obtida no teste objetivo, não pode participar.

O governo direciona o programa a alunos que fizeram todo o ensino médio em escolas da rede pública e têm renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa.

O governo destina esse programa para estudantes que concluíram todo o ensino médio em escolas públicas e cuja renda familiar mensal total não excede três salários mínimos por pessoa.

Quem já possui diploma de ensino superior não pode participar. O plano possui condições especiais para professores de escola pública e pessoas com deficiência.

As inscrições são abertas duas vezes por ano, no site do ProUni, sendo no primeiro e no segundo semestre. Há vagas para as faculdades particulares de todas regiões brasileiras e quanto maior o desempenho do candidato no Enem, maiores serão as chances de conseguir uma bolsa no Prouni.

2- Bolsas estaduais e municipais

Além do ProUni, preste sempre atenção às oportunidades frequentemente oferecidas pelos governos estaduais e municipais. Alguns deles podem estar limitados à graduação presencial, mas é comum encontrar algumas para cursos à distância.

Visite o site do governo e da prefeitura e revise tudo com cuidado. Geralmente, essas informações estão na secretaria de educação.

3- Bolsas oferecidas pelas faculdades

Muitas faculdades particulares têm seus próprios programas de bolsas parciais e integrais em cursos EAD.

Existem várias formas de se conseguir o benefício:

  • Pelo bom desempenho nas provas do vestibular local.
  • Para quem apresentar uma boa nota no Enem durante o processo seletivo.
  • Para quem pagar as mensalidades em dia.
  • Para quem vier transferido de outras instituições ou está pensando em fazer uma segunda graduação.

A grande maioria dessas bolsas é parcial, com 30% a 70% de desconto nas mensalidades.

O sistema de bolsas varia de universidade para universidade, por isso é importante verificar as opções disponíveis onde você tem o interesse de estudar.

4- Sites especializados em bolsas de estudo

Na Internet, existem sites dedicados a ofertas de bolsas de estudo. A consulta geralmente é muito simples, você pode optar por pesquisar e filtrar apenas os cursos à distância.

Esses sites trabalham com as vagas restantes, disponíveis após o processo de seleção da universidade. O número de vagas geralmente é alto e não é difícil encontrar uma que atenda às suas expectativas.

PUBLICIDADE

Faculdades que oferecem cursos EAD

Por todo o Brasil, centenas de faculdades particulares oferecem bolsas de estudos todos os anos, especialmente pelo ProUni.

Escolher a faculdade certa exige apenas um pouco de atenção. Verifique sempre se a instituição é reconhecida e, principalmente, bem avaliada pelo MEC – o que irá garantir um diploma conceituado num mercado tão competitivo como o nosso.

Abaixo estão listadas algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que oferecem diversas opções de bolsas de estudos para cursos a distância. Confira:

  • Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
  • Cruzeiro do Sul Virtual (a distância)
  • Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
  • Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Tem alguma diferença entre o diploma EAD e o presencial?

Não há diferença nos diplomas emitidos para cursos presenciais ou à distância, que também é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Portanto, os dois diplomas têm a mesma validade para a certificação de formação.

Além disso, no diploma não consta as informações de bolsa de estudos e sobre qual foi a modalidade do curso escolhido. O diploma tem validade igualmente em todo território nacional.

Especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Ciência, Tecnologia, Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Novas oportunidades do mercado de trabalho.

Related Posts

1 of 26

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja como estudar enfermagem gratuitamente
Veja como estudar enfermagem gratuitamente

Aguarde…

0