Anúncios
O espanhol é a quarta língua mais falada no mundo. É a língua oficial de todos os nossos vizinhos latinos e homóloga ao nosso português. Aprender espanhol e obter um certificado de fluência pode abrir muitas oportunidades em bolsas e concursos internacionais.
Como um dos latinos, junto com o português, o francês, o italiano e o romeno, o espanhol se torna uma língua mais acessível para nós brasileiros. “É sempre bom aproveitar essas semelhanças entre os idiomas”, disse José Iván Velázquez Rodríguez, chefe de pesquisa do Instituto Cervantes de São Paulo, que realiza testes de proficiência em espanhol.
Anúncios
Anúncios
Assim como um idioma, para entrar em qualquer universidade estrangeira e se comunicar confortavelmente com o falante, é necessário estudar espanhol a fundo. “As semelhanças facilitam o aprendizado, mas à medida que os alunos continuam aprendendo, os alunos veem inúmeras diferenças”, disse Ivan.
Como funciona o Certificado de Proficiência?
Existem dois tipos de certificados de proficiência em espanhol, o DELE e Siele. Se você está pensando em estudar no exterior, verifique os tipos de credenciais exigidas pelas faculdades de seu interesse para planejar.
Por ser o modelo mais tradicional, o DELE é o certificado que a maioria das universidades costuma exigir e, diferentemente do Siele, é feito presencialmente. “Em termos de conteúdo, ambos são referenciados no Quadro Europeu de Referência para Idiomas, e todos os níveis até C2 são medidos por esse quadro”, explica Iván.
Já o Siele é válido por cinco anos. Nele o candidato vai fazendo as tarefas e, dependendo do resultado, vai para um nível ou outro. “Na parte oral, você pode, por exemplo, ter nível A2, e na parte de compreensão e escrita ter nível B1”, conta Iván.
Como se preparar para adquirir um certificado de fluência
Uma das melhores maneiras de estudar espanhol para o exame é estudar para o exame em si. Não é diferente do teste de aptidão. A partir deste link você pode baixar modelos de exames dele para todos os níveis e comparar os resultados.