ArtigosDicas

Diploma superior EaD tem diferença para o presencial?

Separamos as principais aspectos que se devem analisar no momento de escolher a modalidade de curso.

PUBLICIDADE

No momento de escolher um curso superior, sempre levamos em consideração qual terá maior empregabilidade, além da vocação na área. Da mesma forma, paira no ar aquela dúvida, se quando optarmos em fazer uma faculdade EaD, teremos chance de conseguir um emprego.

Afinal, um dos grandes objetivos do estudante ao sair da faculdade é conseguir um emprego com uma melhor remuneração e, assim, avançar na sua carreira.

PUBLICIDADE

Se você está dentro desse grupo de estudantes que têm essa mesma dúvida, continue lendo esse post para saber mais. Separamos as principais aspectos que se devem analisar no momento de escolher a modalidade de curso. Confira!

Qual a importância de ter um diploma de curso superior?

O diploma de curso superior é o documento que comprova a qualificação do profissional e o habilita para o exercício da profissão.

Afinal, durante a faculdade é que o aluno adquire os conhecimentos e desenvolve as competências necessárias para executar o trabalho. Você confiaria, por exemplo, em um médico que não finalizou a graduação? Provavelmente, não, certo?

O diploma é a garantia de que um profissional é capaz de desempenhar a sua função. Além disso, profissionais de nível superior completo ganham mais do que o dobro do que quem só possui diploma do ensino médio, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

É uma excelente razão para investir em um curso superior, não é mesmo?

Os cursos EaD são mais fáceis que os presenciais?

Um dos maiores mitos que envolvem a educação a distância, a EaD pode ser mais difícil que a presencial. Um fator muito concludente com a dificuldade que o aluno terá envolve dedicação e capacidade de organizar o tempo.

A flexibilidade da educação a distância é facilmente confundida com defasagem da quantidade necessária de envolvimento aos estudos, e isso faz com que muitos encontrem dificuldade, o que pode até aumentar a taxa de evasão da modalidade.

A EaD depende de disciplina e, para tal, a Unimar oferece um programa de inteligência emocional e organização do tempo a fim de colaborar no desenvolvimento dos estudos dos alunos.

Tem diferença entre os diplomas?

Chegamos ao ponto central: depois de me formar, o meu diploma terá a mesma validade que o diploma de quem fez o curso presencial?

A resposta é simples e objetiva: Sim! Você fez a mesma faculdade, com as mesmas matérias e as mesmas exigências por parte do MEC. A única diferença foi a modalidade do curso.

O Mec avalia ambos os diplomas de forma igual

O MEC não discrimina dentro do diploma qual modalidade de ensino o curso foi realizado.

Dessa maneira, não importa se o aluno fez uma faculdade presencial, ou se ele optou pelo ensino a distância, o diploma indicará a mesma coisa, que é um curso de graduação. Dessa maneira, ele garante que não haverá distinção no papel.

Assim, não importa se uma pessoa quer ser programadora e fez Análise e Desenvolvimento de Sistemas a distância. O diploma indicará a mesma coisa. Assim como qualquer curso de Engenharia, Psicologia, Administração ou Pedagogia EaD terá o mesmo diploma dos presenciais.

A percepção do mercado perante o EaD melhorou

Assim como a percepção do público e dos órgãos avaliadores melhorou em relação ao ensino superior a distância, a maneira que o mercado enxerga quem é formado nessa modalidade também melhorou.

A forma como as organizações realizam treinamentos diz muito sobre isso. Antes, era necessário trazer um instrutor externo e o aluguel de um espaço para a realização de aulas, hoje ele é feito através de vídeos e contatos remotos com os instrutores. Se o EaD não fosse valorizado, utilizam essa maneira?

Por fim, como um estudante precisa ser para realizar uma faculdade EaD? As principais características são proatividade, organização, independência e autonomia. Encontrou alguma semelhança com algo?

São as principais características comportamentais (chamadas de soft skills), que são procuradas hoje no mercado de trabalho. Ou seja, se você fez Ensino a Distância e conseguiu se formar bem, pode ser um indicativo, uma comprovação, que você as tenha.

PUBLICIDADE

Vantagens de cursar uma faculdade EAD

Agora que você já sabe que não existe diferença entre o diploma de curso presencial e a distância, chegou a hora de decidir por alguma das modalidades!

Primeiro, descubra se o seu curso possui as duas opções. Se sim, fique de olho nas vantagens de escolher o ensino a distância:

Qualidade: numa faculdade reconhecida e avaliada pelo MEC, você tem a garantia e segurança de obter um ensino de qualidade a distância. Faça a faculdade de onde quiser e quando quiser e alcance o diploma tão esperado.

Preço: como já abordado, a diferença no preço das mensalidades pode ser gritante! Se você sonha com o ensino superior, mas precisa economizar, esse é o melhor caminho. Em alguns casos, a mensalidade pode chegar a ⅓ do valor do curso presencial, não deixe de pesquisar.

Tempo: além de economizar dinheiro, você pode economizar tempo. Já pensou em estudar antes do trabalho, na hora do almoço e até mesmo entre um compromisso e outro? Com EAD, você consegue! Ajuste a faculdade a sua rotina; nada de horários rígidos.

Inovação: já pensou em obter todas as aulas e material didático em uma só plataforma? É isso que o ensino a distância oferece. Poder fazer seus trabalhos, estudar e assistir ao conteúdo de onde quiser e quando quiser, basta ter uma conexão.

Especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Ciência, Tecnologia, Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Novas oportunidades do mercado de trabalho.

Related Posts

1 of 26

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja como estudar enfermagem gratuitamente
Veja como estudar enfermagem gratuitamente

Aguarde…

0