Anúncios
Você não consegue equilibrar o trabalho e vida pessoal? Sente que nunca tem tempo para os seus amigos e familiares? Está perdido e atolado com tantos plantões e atividades no trabalho? Com essas dicas de gestão do tempo para profissionais da saúde você nunca mais vai ter dificuldade com isso.
Aqui no Seu Curso Digital queremos te preparar com o conhecimento técnico da sua área, mas também ferramentas para ter um trabalho saudável e uma rotina que te permita ter qualidade de vida. Nos nossos cursos, você aprende tudo isso e mais um pouco, e sem gastar nada! Se liga nas nossas dicas a seguir e comece a aplicá-las a partir de hoje para ter bons resultados.
Como fazer a gestão do tempo sendo um profissional da saúde?
1. Organize suas atividades em um calendário ou agenda
A agenda ou calendário é uma ferramenta e tanta para te ajudar a organizar o seu fluxo de trabalho como um profissional da saúde. Ao registrar consultas, reuniões e prazos importantes, você pode visualizar melhor os seus compromissos e planejar os dias com mais qualidade.
Sem contar que esse processo também te auxilia a encaixar outras atividades durante o tempo livre, como os estudos, por exemplo. Aqui no Seu Curso Digital nós oferecemos vários cursos online e gratuitos que te permitem aprender no seu tempo, sem correr contra o relógio e com base na sua rotina. Se liga nas opções disponíveis:
- Cuidador de idosos
- Introdução a nutrição
- Nutrição infantil
- Formação para babás e berçaristas
- Agente comunitário de saúde
- Primeiros socorros
Quer mais opções? Então continue nos acompanhando porque em breve teremos cursos de Introdução à Enfermagem, Auxiliar de Farmácia, Cuidador de Pessoas com Deficiência, Auxiliar de Serviços Hospitalares e vários treinamentos super completos para você impulsionar sua carreira.
E não para por aí, porque você consegue se matricular nos nossos cursos sem gastar nada, já que são totalmente online e gratuitos. Com poucos cliques você já começa a aprender algo novo e encaixa uma atividade importante na sua rotina, equilibrando a vida profissional e acadêmica.
Com uma agenda organizada você consegue programar suas horas de estudo e não se esquece dos compromissos importantes. Para os profissionais de saúde isso faz total diferença, porque a pontualidade e o planejamento são essenciais para desempenhar um bom trabalho, né?
É claro que você não precisa fazer isso com o tradicional papel e caneta, apesar desse método ser ótimo também. Hoje em dia é possível contar com vários aplicativos, plataformas digitais e até ferramentas tecnológicas que te fazem visualizar sua organização de um jeito mais dinâmico. Assim fica divertido se organizar!
2. Saiba priorizar as suas tarefas
A hora de trabalhar é para trabalho e a hora de estudar é para o estudo, assim como o momento de lazer, prática de exercícios físicos, refeições em família e tudo mais. Para os profissionais da saúde, saber priorizar é super importante porque você está sempre lidando com várias demandas ao mesmo tempo.
Leia também: Certificado de conclusão do Seu Curso Digital: baixe o ebook e entenda
Sem contar que ao identificar as tarefas mais importantes e urgentes, você se organiza para concentrar sua energia naquilo que é mais importante no momento. E isso envolve eliminar distrações como redes sociais, aplicativos de conversa ou até mesmo aquele papo paralelo com o pessoal da empresa nos corredores.
Na prática, isso pode significar distinguir entre consultas de rotina e emergências médicas, ou entre administrar medicação e preencher papelada. Na verdade, depende do cotidiano do seu trabalho e quais são as coisas que você precisa fazer ao longo do dia.
A grande questão é que a priorização permite que você gerencie melhor seu tempo e recursos. Ao mesmo tempo que executa suas tarefas, também tem a segurança de que todas as necessidades estão sendo atendidas do jeito certo, sem pressa e confusão.
Quando tudo é urgente, nada é prioridade. Então não deixe com que as demandas te atropelem e saiba dizer não quando for necessário finalizar uma outra tarefa, parece bobo, mas isso afeta muito a maneira com que você está distribuindo a sua energia.
Imagem: Reprodução/Unsplash
3. Tenha metas para cada dia
E essas metas não precisam incluir somente o trabalho viu? Até mesmo almoçar com seus filhos ou fazer algum esporte na companhia de um amigo precisa entrar nessa lista, até porque estamos falando sobre o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
As metas são ferramentas de gestão do tempo muito ricas, porque proporcionam uma estrutura para orientar suas atividades e prioridades durante o dia, entende? Ou seja, ao estabelecer objetivos realistas e alcançáveis, você pode manter o foco e a motivação ao longo do dia de trabalho sem medo de esquecer de algo no processo ou se atropelar.
Essas metas podem variar desde o número de pacientes a serem atendidos até a conclusão de determinadas tarefas administrativas, passando pelo tempo de descanso que você quer ter ou tarefas domésticas que precisa realizar. Não precisam ser grandes coisas, ok? Comece com algo simples e que está parado há muito tempo na sua lista de afazeres.
Quando você atinge essas metas, um importante senso de realização e progresso te atinge, porque você percebe que as coisas estão sendo feitas sem ficar preso a cada processo ou etapa. Essa conclusão e o sentimento de conquista podem impulsionar sua produtividade e te deixar mais conectado com aquilo que você prioriza.
Aliás, as metas também reduzem muito a procrastinação e você pode até criar uma experiência divertida usando aplicativos de organização ou listas. A gente te assegura que não tem nada melhor do que riscar um item do seu planejamento diário e ver as atividades mais equilibradas.
E aí, entendeu como fazer a gestão do tempo?
Essa habilidade não é um bicho de sete cabeças e nem um desafio super complexo porque tudo começa na organização. Com nossas dicas você consegue ter uma visão mais clara dos seus dias e suas responsabilidades para encaixar o descanso, lazer, estudo e o tempo de trabalho. Experimente essas mudanças a partir de hoje!