Notícias

Veja quais são as 10 melhores faculdades de direito do país

Compreender as classificações das melhores faculdades de direito é fundamental ao escolher onde estudar.

Para que sua formação seja adequada, é importante que a instituição escolhida seja bem avaliada pelo Ministério da Educação (MEC) e esteja na lista das melhores faculdades de direito.

Profissionais legalmente formados têm a responsabilidade de aplicar as normas legais vigentes no país, visando organizar o relacionamento entre indivíduos e diferentes grupos da sociedade. A partir daí, tem que manter a harmonia social e corrigir quando necessário.

Como as classificações das melhores faculdades de direito são definidas?

Em 2018, a Folha de S. Paulo lançou o RUF (Ranking Universitário da Folha), que avalia anualmente as melhores universidades do Brasil. Na avaliação das universidades, a RUF utiliza a qualidade dos cursos, as áreas de mestrado e doutorado da instituição, as notas obtidas no Exame Nacional de Desenvolvimento Acadêmico (Enade), o número de professores em tempo integral e as avaliações das escolas.

Em direito, a universidade mais bem colocada é a Universidade de São Paulo (USP), seguida da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A Fundação Getúlio Vargas (Direito GV), a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e a Universidade Presbiteriana Mackenzie representam consistentemente as melhores universidades privadas.

O ranking da Folha de S. Paulo corresponde às notas do IGC (Índice Geral de Currículo) divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2018. O IGC é o principal indicador de qualidade das universidades do país, a partir do qual podemos identificar quais instituições são mais avaliadas pelo MEC.

10 melhores faculdades de direito do país

Veja abaixo a lista das melhores faculdades de direito e opte por aquela que se enquadra ao tipo de ensino oferecido:

  1. USP – Universidade de São Paulo: Primeira colocada em nossa lista (a Universidade da Folha é a número um), a Universidade de São Paulo é uma das instituições mais conhecidas e prestigiadas do país. Isso coloca a universidade no topo do ranking, ficando em primeiro lugar em quatro das seis categorias consideradas pela RUF.
  2. UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais: Em segundo lugar, a Universidade Federal de Minas Gerais está bem próxima da USP, mas não o suficiente para superá-la. Assim, a UFMG é a primeira universidade federal da nossa lista.
  3. FGV-SP – Faculdade de Direito de São Paulo: terceira no ranking da Folha, temos a primeira universidade privada nesta lista. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é amplamente reconhecida por seus cursos na área de finanças, e também oferece outros cursos de excelência, como o curso de direito em São Paulo.
  4. UNB – Universidade de Brasília: Em quarto lugar, a Universidade de Brasília é a primeira universidade fora do sudeste a aparecer em nossa lista. A UnB é amplamente reconhecida nacionalmente e possui um dos melhores programas jurídicos do país.
  5. UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro: Quinta colocada entre a RUF, a Universidade Federal do Rio de Janeiro está conceitualmente muito próxima da UnB, demonstrando assim a força de seus programas de direito.
  6. UFPR – Universidade Federal do Paraná: A Universidade Federal do Paraná é a primeira representante da região centro-sul em nosso ranking, sendo uma das referências para diversos cursos no país, como os cursos de direito.
  7. UFPE – Universidade Federal de Pernambuco: Sétima colocada no ranking da RUF, a Universidade Federal de Pernambuco é a primeira e única representante do Nordeste em nossa lista. A agência também tem uma das melhores avaliações do mercado, segundo dados levantados pela Folha.
  8. UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Como vocês devem ter percebido, a Universidade Federal domina essa lista, e a UFRGS é mais um caso de sucesso do curso de Direito da Universidade Federal.
  9. PUC-SP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo: Constantemente presente na maioria das listas dos melhores cursos, a PUC-SP possui uma das melhores estruturas do país, aparecendo constantemente no topo dos melhores cursos do Brasil.
  10. UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro: Para completar nossa lista, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro é outra universidade de referência no estado do Rio de Janeiro, oferecendo o 10º melhor programa de direito segundo a RUF.

Como entrar nas melhores faculdades de direito?

A maioria das instituições listadas acima é pública e gratuita. O problema é que, para entrar em uma universidade pública, você precisa ter muito tempo para se dedicar aos estudos que nem sempre combina com o seu trabalho diário. Além disso, os programas em universidades públicas são altamente competitivos, especialmente em direito.

A boa notícia é que existem outras opções! Se você não tem tempo para estudar para concorrer com tantos candidatos e entrar em uma universidade pública, saiba que é possível iniciar um curso superior de Direito matriculando-se diretamente em uma universidade privada.

Se você optar por se matricular diretamente em uma universidade particular, basta informar às instituições interessadas os resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Você só precisa se inscrever e iniciar as aulas se suas notas forem iguais ou superiores às notas mínimas exigidas pela universidade.

Sabemos que muitas pessoas nem consideram essa opção por acharem que a mensalidade será alta. Mas isso não é 100% verdade, existem várias faculdades particulares bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) e com preços acessíveis.

Leia mais: Curso online e 100% grátis sobre Gestão de Projetos

Formado em marketing e publicidade, atua como redator, contando com suas habilidades para entregar conteúdos de valores e que venham agregar na sociedade.

Related Posts

1 of 27

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aguarde…

0