Anúncios
A área de enfermagem é um campo de conhecimento que possui diversas oportunidades de atuação. Hoje, a área é bastante segmentada, ou seja, o enfermeiro pode se especializar em diversas categorias. Sendo assim, vamos te mostrar 5 cursos de enfermagem para turbinar o seu currículo!
No ano passado, uma pesquisa da BBC News apontou que, durante a pandemia da Covid-19, a demanda por profissionais da área de enfermagem cresceu 397%. Com esse crescimento acelerado, especialmente comparado aos últimos anos, se especializar se tornou obrigação para os profissionais da enfermagem.
Além disso, devido ao crescimento exponencial do setor, pode-se dizer que os cursos de enfermagem são uma verdadeira tendência atual. Isso porque o setor oferece diversas possibilidades de atuação, ou seja, os interessados podem adaptar seus conhecimentos para trabalhar na área que mais os atraem.
Quais são os melhores cursos de enfermagem?
Devido à demanda por profissionais de enfermagem, diversas instituições abriram cursos de enfermagem para aprimorar e especializar esses profissionais. Sendo assim, confira os melhores cursos para quem deseja atuar no setor de enfermagem!
1 – Enfermagem do Trabalho
Um dos cursos mais procurados na pós-graduação em enfermagem é a enfermagem do trabalho.
O enfermeiro especialista neste segmento, tem como missão a manutenção da qualidade de vida e do bem-estar do ambiente de trabalho. Dessa forma, é essencial para manter a saúde de outros profissionais num ambiente de trabalho.
Além disso, o segmento virou uma grande tendência na última década, especialmente por ser bastante inovador. Hoje, as companhias buscam, cada vez mais, humanizar o trabalho, logo, a atuação de um enfermeiro do trabalho é essencial para garantir melhores condições nas empresas.
No curso de enfermagem para segurança do trabalho, são estudadas as seguintes matérias:
- Ergonomia do trabalho;
- Doenças ocupacionais;
- Assistência de enfermagem do trabalho.
Quanto ganha um enfermeiro do trabalho?
Embora seja uma tendência, o valor do enfermeiro do trabalho pode variar, dependendo da empresa. Hoje, caso seja contratado por uma empresa de pequeno porte, a remuneração é de R$3 mil reais. Entretanto, quando contratado por uma empresa grande, a remuneração pode chegar a 7 mil reais.
2 – Enfermagem de Urgência e Emergência
Um dos cursos de enfermagem mais procurados é a especialização em urgência e emergência. Em suma, ela capacita o enfermeiro a realizar trabalhos específicos no atendimento pré-hospitalar do paciente, principalmente quando ele está em uma emergência.
Nesta prática, cabe ao enfermeiro o manuseio de traumas, técnicas rápidas de reanimação, além da contenção de ferimentos graves. Isso porque é comum ocorrer acidentes fatais ou que tragam consequências gravíssimas, onde é necessária a maior agilidade possível.
Na especialização de Enfermagem de Urgência e Emergência, são estudadas as seguintes matérias:
- Emergências clínicas;
- Atendimento de emergência pré-hospitalar;
- Suporte básico de vida.
Qual é a média salarial?
Em relação à remuneração do enfermeiro especialista em urgência e emergência, a média está entre 2 mil e 4 mil reais.
3 – Enfermagem em UTI
Um dos cursos de enfermagem mais buscados da atualidade é o de Enfermagem em UTI. Na prática, o profissional é especializado em relação a UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), é responsável pelo tratamento e monitoramento dos pacientes em condições graves.
Assim, o enfermeiro deverá realizar o check-p de cada paciente na UTI, administrando medicamentos e realizando os cuidados de higiene pessoal dos enfermos.
No curso de Enfermagem em UTI, estão presentes as seguintes disciplinas:
- Emergências clínicas;
- Farmácia clínica e hospitalar;
- Parada e reanimação cardiorrespiratória e cerebral.
Inclusive, os enfermeiros que trabalham nesta área realizam plantões, para garantir o monitoramento dos pacientes.
Remuneração da Enfermagem em UTI
O enfermeiro que trabalha neste segmento, possui uma renda média de 4 mil reais.
4 – Enfermagem em Centro Cirúrgico e Central de Material
A Enfermagem em Centro Cirúrgico e Central de Material é perfeita para o enfermeiro que trabalha no centro cirúrgico.
Em suma, a especialização consiste no trabalho em ambiente cirúrgico e central de material. Assim, ele irá exercer funções como o auxílio aos médicos durante os procedimentos cirúrgicos, além do acompanhamento dos pacientes após as cirurgias.
Por outro lado, cabe a esse enfermeiro realizar exames antes dos procedimentos, a preparação do ambiente hospitalar e do paciente, além de garantir uma série de etapas preventivas.
Nesta especialização, temos as seguintes matérias:
- Enfermagem clínico-cirúrgico;
- Enfermagem em centro cirúrgico;
- Trabalho em central de material e esterilização.
Qual a média salarial do Enfermeiro em Centro Cirúrgico?
Hoje, o profissional que trabalha neste segmento ganha aproximadamente 5 mil reais.
5 – Enfermagem em Nefrologia
Finalmente, um dos cursos de enfermagem mais buscados da área é o de Enfermagem em Nefrologia. Na prática, o profissional atua com o diagnóstico e tratamento das variáveis do sistema urinário dos pacientes, além de buscar soluções para o bom funcionamento dos seus rins.
Por isso, esse enfermeiro é responsável pelo acompanhamento de pacientes com problemas nefrológicos, como aqueles que dependem de hemodiálise, por exemplo.
Qual é a média salarial?
Para o enfermeiro que trabalha com nefrologia, hoje, sua média salarial está entre 5 a 6 mil reais.