5 cursos na área da enfermagem

5 cursos na área da enfermagem

🔗 Compartilhe

Anúncios

A área de enfermagem é um campo de conhecimento que possui diversas oportunidades de atuação. Hoje, a área é bastante segmentada, ou seja, o enfermeiro pode se especializar em diversas categorias. Sendo assim, vamos te mostrar 5 cursos de enfermagem para turbinar o seu currículo!

No ano passado, uma pesquisa da BBC News apontou que, durante a pandemia da Covid-19, a demanda por profissionais da área de enfermagem cresceu 397%. Com esse crescimento acelerado, especialmente comparado aos últimos anos, se especializar se tornou obrigação para os profissionais da enfermagem.

Além disso, devido ao crescimento exponencial do setor, pode-se dizer que os cursos de enfermagem são uma verdadeira tendência atual. Isso porque o setor oferece diversas possibilidades de atuação, ou seja, os interessados podem adaptar seus conhecimentos para trabalhar na área que mais os atraem.

Anúncios

Quais são os melhores cursos de enfermagem?

Devido à demanda por profissionais de enfermagem, diversas instituições abriram cursos de enfermagem para aprimorar e especializar esses profissionais. Sendo assim, confira os melhores cursos para quem deseja atuar no setor de enfermagem!

1 – Enfermagem do Trabalho

Um dos cursos mais procurados na pós-graduação em enfermagem é a enfermagem do trabalho.

O enfermeiro especialista neste segmento, tem como missão a manutenção da qualidade de vida e do bem-estar do ambiente de trabalho. Dessa forma, é essencial para manter a saúde de outros profissionais num ambiente de trabalho.

Além disso, o segmento virou uma grande tendência na última década, especialmente por ser bastante inovador. Hoje, as companhias buscam, cada vez mais, humanizar o trabalho, logo, a atuação de um enfermeiro do trabalho é essencial para garantir melhores condições nas empresas.

No curso de enfermagem para segurança do trabalho, são estudadas as seguintes matérias:

  • Ergonomia do trabalho;
  • Doenças ocupacionais;
  • Assistência de enfermagem do trabalho.

Quanto ganha um enfermeiro do trabalho?

Embora seja uma tendência, o valor do enfermeiro do trabalho pode variar, dependendo da empresa. Hoje, caso seja contratado por uma empresa de pequeno porte, a remuneração é de R$3 mil reais. Entretanto, quando contratado por uma empresa grande, a remuneração pode chegar a 7 mil reais.

2 – Enfermagem de Urgência e Emergência

Um dos cursos de enfermagem mais procurados é a especialização em urgência e emergência. Em suma, ela capacita o enfermeiro a realizar trabalhos específicos no atendimento pré-hospitalar do paciente, principalmente quando ele está em uma emergência.

Nesta prática, cabe ao enfermeiro o manuseio de traumas, técnicas rápidas de reanimação, além da contenção de ferimentos graves. Isso porque é comum ocorrer acidentes fatais ou que tragam consequências gravíssimas, onde é necessária a maior agilidade possível.

Na especialização de Enfermagem de Urgência e Emergência, são estudadas as seguintes matérias:

  • Emergências clínicas;
  • Atendimento de emergência pré-hospitalar;
  • Suporte básico de vida.

Qual é a média salarial?

Em relação à remuneração do enfermeiro especialista em urgência e emergência, a média está entre 2 mil e 4 mil reais.

3 – Enfermagem em UTI

Um dos cursos de enfermagem mais buscados da atualidade é o de Enfermagem em UTI. Na prática, o profissional é especializado em relação a UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), é responsável pelo tratamento e monitoramento dos pacientes em condições graves.

Assim, o enfermeiro deverá realizar o check-p de cada paciente na UTI, administrando medicamentos e realizando os cuidados de higiene pessoal dos enfermos.

No curso de Enfermagem em UTI, estão presentes as seguintes disciplinas:

  • Emergências clínicas;
  • Farmácia clínica e hospitalar;
  • Parada e reanimação cardiorrespiratória e cerebral.

Inclusive, os enfermeiros que trabalham nesta área realizam plantões, para garantir o monitoramento dos pacientes.

Remuneração da Enfermagem em UTI

O enfermeiro que trabalha neste segmento, possui uma renda média de 4 mil reais.

4 – Enfermagem em Centro Cirúrgico e Central de Material

A Enfermagem em Centro Cirúrgico e Central de Material é perfeita para o enfermeiro que trabalha no centro cirúrgico.

Em suma, a especialização consiste no trabalho em ambiente cirúrgico e central de material. Assim, ele irá exercer funções como o auxílio aos médicos durante os procedimentos cirúrgicos, além do acompanhamento dos pacientes após as cirurgias.

Por outro lado, cabe a esse enfermeiro realizar exames antes dos procedimentos, a preparação do ambiente hospitalar e do paciente, além de garantir uma série de etapas preventivas.

Nesta especialização, temos as seguintes matérias:

  • Enfermagem clínico-cirúrgico;
  • Enfermagem em centro cirúrgico;
  • Trabalho em central de material e esterilização.

Qual a média salarial do Enfermeiro em Centro Cirúrgico?

Hoje, o profissional que trabalha neste segmento ganha aproximadamente 5 mil reais.

5 – Enfermagem em Nefrologia

Finalmente, um dos cursos de enfermagem mais buscados da área é o de Enfermagem em Nefrologia. Na prática, o profissional atua com o diagnóstico e tratamento das variáveis do sistema urinário dos pacientes, além de buscar soluções para o bom funcionamento dos seus rins.

Por isso, esse enfermeiro é responsável pelo acompanhamento de pacientes com problemas nefrológicos, como aqueles que dependem de hemodiálise, por exemplo.

Qual é a média salarial?

Para o enfermeiro que trabalha com nefrologia, hoje, sua média salarial está entre 5 a 6 mil reais.

Leia mais: Como estudar enfermagem de graça pela internet

Deixe um comentário

Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner