Cursos à distância

8 vantagens e desvantagens de estudar a distância

Confira os mitos e as verdades sobre esse modelo de ensino.

PUBLICIDADE

Quase todo mundo já ouviu falar em educação a distância. Este modelo de ensino cresceu muito nos últimos anos e a tendência, segundo pesquisas, é de aumentar ainda mais. Mas ainda há muitas variáveis que envolvem o assunto.

Neste artigo, vamos esclarecer os mitos e as verdades sobre esse modelo de ensino. Há inúmeras vantagens para quem opta por esta modalidade, mas também, deve-se levar em conta as dificuldades que as aulas remotas impõe.

PUBLICIDADE

Principais vantagens e desvantagens do modelo EAD

Confira a seguir, 8 vantagens e desvantagens do ensino a distância. Mergulhe no assunto e prepare-se para o ensino do futuro!

Vantagens

  1. Flexibilidade nos horários para os alunos

Uma das principais vantagens da EAD é a flexibilidade de horários e a autonomia conferida aos alunos. Na prática, isso significa que os compromissos dos alunos na metodologia EAD são pontuais, restritos à frequência em aulas online ao vivo e à participação em trabalhos e exames.

Os demais formatos de conteúdo podem ser consumidos de acordo com a disponibilidade de tempo dos estudantes, o que possibilita o ingresso de trabalhadores. Este, aliás, é assunto para a próxima vantagem.

  1. Redução de custos

Estudar em casa reduz as despesas com deslocamento e alimentação, que podem pesar muito no bolso do estudante no final do mês. Além disso, as mensalidades dos cursos EAD também costumam ser mais acessíveis que a de cursos presenciais.

Essa modalidade não demanda uma estrutura física, o que reduz as despesas com aluguel, manutenção, luz, serviço diversos e professores presenciais.

Outro ponto, é que os custos são distribuídos entre mais pessoas, porque em vez de uma sala de aula que comporta 40 alunos, por exemplo, os cursos a distância podem ter mais de 100 matrículas na mesma turma.

  1. Benefícios das plataformas digitais

Os ambientes virtuais de aprendizagem contam com diversas funcionalidades que permitem tornar o aprendizado ainda mais dinâmico e divertido. Além disso, através do acompanhamento individual de tutoria digital e plantões de dúvidas, os estudantes ganham atendimento personalizado.

Com o auxílio da mídia digital, a troca de informações e o esclarecimento de dúvidas entre aluno e professor acontece em vários formatos, por texto, áudio, vídeo etc.

  1. Mesma qualidade do curso presencial

Uma dúvida que pode surgir é sobre a qualidade da graduação a distância. Esses cursos têm a mesma validade das faculdades presenciais. Isso é garantido pelo MEC (Ministério da Educação) por meio de portarias, leis e decretos que visam assegurar a eficácia da formação a distância.

Nesse sentido, todo curso de graduação, seja presencial ou EAD, passa por dois tipos de processo: autorização e reconhecimento.

A autorização para o funcionamento do curso é dada após a apresentação de um projeto por parte da instituição de ensino e uma avaliação prévia da infraestrutura oferecida.

Quando a primeira turma do curso está prestes a se formar, há uma nova avaliação, que tem por objetivo analisar se a universidade cumpriu com todos os requisitos para oferecer um curso de qualidade aos estudantes.

Se estiver tudo certo, o curso é reconhecido pelo MEC e o diploma emitido pela instituição de ensino passa a ser válido em todo o território nacional.

Desvantagens

  1. Necessidade de gerir bem o tempo e ter comprometimento

Uma questão que deve ser considerada na hora de analisar as vantagens e desvantagens do EAD é a gestão do tempo. Isso porque é o aluno quem decide quando irá assistir as aulas e quando irá realizar as atividades propostas.

É essencial que se tenha habilidade de organizar a rotina e conciliar os prazos dos estudos com outras responsabilidades pessoais e profissionais. Essa necessidade de saber gerir o tempo também vem acompanhada pelo comprometimento e maturidade.

O EAD oferece as mesmas oportunidades e a mesma qualidade de um curso presencial, porém é esperado que o estudante tenha maturidade e comprometimento para entender seu papel ativo na dinâmica aprendizado.

  1. Isolamento

Embora o Ensino a Distância possibilite contato virtual com o professor na maioria das vezes, seja por mensagem, seja por e-mail, algumas pessoas sentem falta do contato físico com o profissional. Há aquelas que gostam de fazer perguntas no momento, no “calor da emoção”, o que nem sempre é possível durante as aulas EaD.

Além disso, quando você está estudando, naturalmente surgem dúvidas no meio do caminho. Nesse caso, o ideal é você anotá-las para tentar saná-las por meio de uma pesquisa ou mesmo procurar o professor posteriormente.

PUBLICIDADE
  1. Menos contato com os colegas

A falta de interação com os demais estudantes pode deixar alguns alunos desanimados. Como cada um faz seus horários e cumpre as aulas no momento que considera oportuno, nem sempre é possível manter contato frequente entre os colegas.

Vale lembrar, no entanto, que muitas plataformas permitem a formação de grupos de discussão, nos quais os integrantes das turmas podem trocar ideias, tirar dúvidas com os professores ou solicitar o suporte dos mediadores.

  1. Necessário criar senso de autonomia

Autonomia possui o significado no dicionário de “a capacidade de governar-se pelos próprios meios”. Muita gente não exercita sua autonomia e acaba não entendendo a necessidade dessa habilidade tão importante na vida de qualquer pessoa, por isso, acaba enxergando esse fato como uma desvantagem do EAD, mas não é bem assim.

Na vida é necessário conseguir se levantar sozinho e seguir forte independentemente do que aconteça e para isso é necessário autonomia! Seja ela emocional, financeira ou ideológica, exercer a autonomia é um ato de amor próprio e respeito consigo mesmo.

A autonomia é necessária no EAD para que você se mantenha firme no propósito de estudar e conseguir alcançar suas metas. Assim como ela também é necessária para se dar bem no trabalho e na vida pessoal.

Especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Ciência, Tecnologia, Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Novas oportunidades do mercado de trabalho.

Related Posts

1 of 25

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja como estudar enfermagem gratuitamente
Veja como estudar enfermagem gratuitamente

Aguarde…

0