6 países com bolsas de estudo gratuitas para brasileiros

6 países com bolsas de estudo gratuitas para brasileiros

Intercâmbio sem pesar no bolso!

Anúncios

Ter bolsas de estudo gratuitas para estudar fora do Brasil é o sonho de muitas pessoas que buscam uma vida melhor através da qualificação. Afinal, não é todo mundo que tem dinheiro disponível para investir nesse sonho. 

Você sabia que fazer um intercâmbio na Europa pode custar até US$50.000 por semestre? Nos Estados Unidos, esse valor pode chegar a US$60.000.

Se você se assustou com esses números, calma. Neste artigo, vamos te mostrar quais são as formas de estudar fora do Brasil através de bolsas de estudos. Assim, você aprenderá um novo idioma de forma imersiva, além de amadurecer como pessoa.

Conhecer outras culturas e ambientes, saindo da sua zona de conforto perto de seus amigos e família, vai te fazer tornar-se um ser humano muito mais independente.

Veja a lista que separamos agora.

Alemanha

Imagem: Pexels

Você pode estudar na Alemanha de forma gratuita através do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). Esse é um programa financiado pelo governo local, focado em promover a cooperação científica e educacional internacional. Através dessa organização, você pode conseguir sua graduação e até mesmo doutorado.

Veja mais detalhes aqui.

Canadá

Quer passar um tempo em um dos lugares com a maior qualidade de vida do mundo? Que tal aproveitar o Global Affairs Canada (GAC), que também oferece bolsas de estudo gratuitas para brasileiros? Através dele, você pode obter sua graduação, mestrado, doutorado, pesquisa e pós-doutorado em diversas áreas. Então não importa se você é do universo das ciências exatas ou ciências humanas, você pode se candidatar para o GAC.

Veja mais detalhes aqui.

França

Para quem deseja ter uma experiência cultural incrível, o destino certo é a França, com sua região rica em arte, cultura e história. Você pode estudar no país através do programa Campus France. Você pode escolher entre diferentes bolsas. As mais comuns são as Bolsas Eiffel, para pessoas que desejam estudar em áreas prioritárias para o governo francês, e as Bolsas Major, para quem quer estudar em um dos liceus franceses no exterior.

Veja mais detalhes aqui.

Holanda

Através das bolsas Orange Tulip Scholarships do programa Nuffic Neso, você pode conhecer esse belo país da Europa. São mais de 80 bolsas de estudos para você escolher e se preparar para o seu futuro. Você só vai prestar bastante atenção aqui, pois os critérios para conseguir estudar na Holanda de forma gratuita variam de acordo com o curso que você escolher.

Veja mais detalhes aqui.

Itália

Imagem: Pexels

Outro país maravilhoso da Europa presente em nossa lista é a Itália, conhecido pelas suas massas incríveis, a região oferece o programa Study in Italy do MAECI. Através dele, você pode concluir diversas áreas de estudo em diferentes níveis, como mestrado e doutorado, além de projetos de pesquisa em cotutela. Fique sempre atento ao período de inscrição, que geralmente abre em abril e fecha em junho, pois o número de bolsas disponíveis varia de acordo com a área de estudo.

Veja mais detalhes aqui.

Leia mais: Profissões com vagas sobrando e falta de profissionais qualificados

Suécia

A Suécia finaliza a nossa lista de países que oferecem bolsas de estudo gratuitas para brasileiros. Com o seu programa Swedish Institute, você pode fazer cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado, dependendo da área que deseja atuar. Para cada curso há uma exigência diferente. Sendo assim, pesquise bem os requisitos de cada bolsa.

Veja mais detalhes aqui.

Se preparando para estudar fora do Brasil

Agora que você já sabe quais são os países que oferecem bolsas de estudo gratuitas, vamos te dar algumas dicas de como se preparar para estudar no exterior. Em primeiro lugar, leia com muita atenção os requisitos que a bolsa de estudos para a qual está se candidatando exige para não ter dores de cabeça posteriormente.

Além disso, busque se preparar bem academicamente falando. Dedique seu tempo aos estudos e até participe de atividades extracurriculares. Isso vai fazer uma grande diferença em sua vida. E claro, você precisa dominar bem o idioma do local que irá estudar. Se o seu intercâmbio não tiver o foco em aprender a falar uma língua estrangeira, isso será um divisor de águas para entender tudo o que está sendo dito nas aulas.

Nossa última dica é: atenção à sua documentação. Imagine passar em todo o processo e só depois perceber que seu passaporte está vencido? Não dê essa mancada. Tenha um visto para estudante que cumpra as regras do país que irá estudar e não deixe de traduzir e autenticar seus diplomas e certificados.

Pronto para mais um passo?

Com o texto de hoje, você terá um norte de como estudar fora do Brasil com bolsas de estudo gratuitas. 

Faça a sua parte se empenhando nos estudos e seu eu do futuro irá te agradecer muito. 

🔗 Compartilhe

Deixe um comentário

Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner