Dicas

Como funciona o Fies?

Confira todos os passos para entrar no ensino superior por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), foi criado pelo governo federal em 2004. Desde então, o programa ajudou mais de 2 milhões de estudantes a pagar por faculdades particulares.

Nos últimos anos, o FIES passou por uma série de mudanças. As regras de participação são mais rígidas e o número de financiamentos é reduzido, dificultando a colheita dos benefícios. Sim, mais difícil, mas não impossível! Se precisar de ajuda para pagar a faculdade, fique de olho no nosso guia. Aqui você saberá como funciona o FIES, quem pode participar etc.

O que é Fies?

O Fies é um programa do Ministério da Educação (MEC) que concede financiamento para ajudar estudantes universitários de baixa renda a pagar suas mensalidades para cursos presenciais em universidades privadas. Então é como se o governo “pagasse” a mensalidade da faculdade, ou parte dela, em nome do aluno. Somente após a formatura o aluno paga o valor acumulado.

Quando é realizado o Fies?

O Fies costuma ser realizado duas vezes ao ano, no início do primeiro mandato e no início do segundo mandato. O segundo semestre costuma começar em julho, após a divulgação dos resultados do Programa Universidade para Todos (Prouni). Mas atenção: o tempo disponível para se inscrever costuma ser curto, de quatro dias, então fique atento aos prazos.

Quem pode ou não se inscrever no Fies?

Para participar do processo seletivo do Fies, é necessário obedecer aos seguintes critérios:

  • Apresentar desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação de qualquer edição do Enem a partir de 2010;
  • Possuir renda familiar bruta mensal de no máximo três salários mínimos por pessoa.

NÃO pode participar do programa o estudante que:

  • Estiver com a matrícula trancada;
  • Já tenha sido beneficiado com o financiamento do Fies;
  • Estiver inadimplente com o Programa de Crédito Educativo (PCE / CREDUC);
  • Seja beneficiário de bolsa integral do ProUni;
  • Seja beneficiário de bolsa parcial do ProUni em outro curso que não o da inscrição do Fies.

Como se cadastrar no Fies?

O cadastramento no Fies é feito exclusivamente pela internet, por meio do sistema informatizado do FIES. Veja como se inscrever e o que fazer se for selecionado:

Cadastro do Sistema Fies: Na primeira visita, o aluno deverá informar CPF, data de nascimento, e-mail válido e cadastrar a senha que será utilizada para acessar o sistema. Após informar os dados necessários, será enviada uma mensagem para o e-mail informado para verificação do cadastro. Após a finalização do cadastro, você poderá acessar a página de cadastro do FIES para enviar seus dados pessoais, cursos e a instituição com a qual pretende concorrer às vagas.

Cadastro no Fies: Se pré-selecionado, o candidato deverá comparecer ao SisFIES no período informado nesta edição para informar os dados do financiamento que deseja assinar.

Verificação das Informações: Após o envio dos dados no SisFIES, o aluno deverá se dirigir à Comissão Permanente de Fiscalização e Fiscalização (CPSA) da instituição de ensino onde recebeu o benefício dentro do prazo e verificar as informações e apresentar os documentos necessários.

Contrato de Financiamento: Após a verificação das informações pela CPSA, os alunos e fiadores devem se dirigir a uma agência financiadora do FIES (Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal). O programa estabelece prazos para assinatura de contratos de financiamento.

Como funcionam os pagamentos do Fies?

Durante o curso, o aluno paga parcelas trimestrais com base nos juros do financiamento. O programa também continua durante o período de carência (que dura vários meses após a formatura). Após o período de carência, a dívida é amortizada e pode ser estendida por vários anos.

Leia mais: # Cursos Gratuitos Fundação Bradesco

Formado em marketing e publicidade, atua como redator, contando com suas habilidades para entregar conteúdos de valores e que venham agregar na sociedade.

Related Posts

1 of 27

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aguarde…

0