EAD

Veja 10 cursos EAD reconhecidos pelo MEC para fazer de casa

Para quem está pensando em se inserir no mundo EAD, separamos 10 cursos a distância reconhecidos pelo MEC para te ajudar a decidir por qual carreira seguir.

PUBLICIDADE

A constante evolução da tecnologia proporcionou diversas vantagens em todos os segmentos da sociedade, e, principalmente, na aprendizagem. Hoje, com o ensino a distância, dá para estudar de qualquer lugar, seja em casa ou no ônibus voltando do trabalho, sendo possível conciliar os compromissos acadêmicos com as tarefas do dia a dia.

Com a popularização do EAD, diversas faculdades se especializaram em oferecer cursos com aulas totalmente remotas. Há oportunidades para estudantes de todas as classes sociais, tendo em vista que as mensalidades de cursos a distância são bem menores que as tradicionais. Um ponto importante, é que todos os cursos são igualmente reconhecidos pelo MEC, não havendo diferença entre ambas modalidades.

Para quem está pensando em se inserir no mundo EAD, separamos 10 cursos EAD reconhecidos pelo MEC para te ajudar a decidir por qual carreira seguir. Se você se interessou pelo assunto continue lendo para saber mais!

O que é Ensino a Distância?

O EaD (Ensino a Distância) é uma modalidade de ensino na qual a maior parte do conteúdo é disponibilizado por meio de videoaulas, em tempo real ou gravadas. As faculdades disponibilizam as videoaulas e o material auxiliar de estudo pela internet, proporcionando uma maior flexibilidade para os alunos tanto com relação ao local de estudo – dando a liberdade de assistir às aulas em casa ou no local de preferência – quanto com relação ao horário – nos casos de aulas gravadas.

Como o MEC avalia os cursos

O MEC utiliza três indicadores para verificar a qualidade dos cursos de graduação:

  • Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade): verifica o desempenho dos estudantes em relação às habilidades e competências a serem desenvolvidas.
  • Conceito Preliminar do Curso (CPC): avalia o quadro de professores, a infraestrutura, os recursos didático-pedagógicos e os resultados do Enade.
  • Conceito do Curso (CC): nesta avaliação, uma equipe nomeada pelo MEC visita a universidade para verificar como o curso atende aos requisitos pedagógicos, docentes, de infraestrutura, legais e normativos.

Nas três avaliações, as notas vão de 1 a 5. Notas abaixo de 3 são consideradas insatisfatórias.

Confira 10 Cursos EAD reconhecidos pelo MEC

1 – Administração – Senac EAD (Bacharelado)

O Curso de Bacharelado em Administração do Senac EAD tem como foco o empreendedorismo e a gestão de empresas e equipes. Você aprenderá a ter uma visão global e capacidade para abrir novos mercados, operar negócios internacionais e ampliar o grau de internacionalização de empresas, além de poder aplicar técnicas e conhecimento relacionados à gestão de negócios, desenvolvimento do capital intelectual das organizações e ferramentas para o processo de tomada de decisão.

As disciplinas equilibram teoria e prática, permitindo que você desenvolva planos estratégicos, saiba analisar oportunidades e resolver problemas, elaborar recomendações de soluções e suas métricas de sucesso, aplicando técnicas analíticas e quantitativas na análise de problemas e oportunidades. (Veja mais sobre o curso clicando aqui).

2 – Marketing Digital – Unopar (Tecnólogo)

O novo tecnólogo em Marketing Digital da Unopar proporciona aos alunos a possibilidade de ingressar no mercado de trabalho de forma completa e ética a partir de uma grade curricular que modernizou a sua dinâmica de ensino. Durante o período de graduação, são tratados temas como analytics, SEO, mídias sociais, estratégias publicitárias, comunicação digital, analytics e email marketing.

Com interesse em alavancar os estudantes no mercado de trabalho, algumas matérias foram inseridas na grade curricular para assim o aluno se tornar mais competente e competitivo. Totalmente online, o curso oferece um material digital atualizado e completo, para que assim, os alunos possam ampliar o seu conhecimento e flexibilizar o tempo de estudo da melhor forma. (Veja mais sobre o curso clicando aqui).

3 – Ciência da Computação – UNIP

Com o intuito de estimular e contribuir para a preparação de mão-de-obra especializada e indispensável à política de desenvolvimento nacional, o bacharel em Ciência da Computação tem sua formação focada, principalmente, para o projeto e desenvolvimento de produtos de software (que se transformarão em ferramentas auxiliares, e de apoio, ao desenvolvimento de sistemas de informação) e na criação/manutenção do ambiente tecnológico da organização (banco de dados, sistemas operacionais, redes de computadores, etc.).

O campo da Ciência da Computação não se restringe aos computadores. Inclui também o desenvolvimento de trabalhos práticos no setor. Por isso, cabe ao bacharel em Ciência da Computação dedicar-se aos aspectos científicos, trabalhando no desenvolvimento e adaptação de sistemas importados, no processamento de dados científicos e técnicos, bem como na criação de novas linguagens de programação e novas arquiteturas de hardware. (Veja mais sobre o curso clicando aqui).

PUBLICIDADE

4 – Engenharia Ambiental EAD – Cruzeiro do Sul

Na Engenharia Ambiental EAD você encontrará as ciências exatas a serviço da preservação do meio ambiente e da saúde pública. Isso significa aprender como detectar problemas atuais ou futuros gerados por quaisquer atividades humanas e conseguir determinar procedimentos e tecnologias necessárias para neutralizá-los ou, pelo menos, minimizá-los.

Por exemplo, faz parte das missões da Engenharia Ambiental, compreender o ciclo de produção na indústria para avaliar os riscos ambientais dela decorrente e, a partir das informações levantadas, orientar correção de procedimentos e instalação de equipamentos contra emissão de poluentes e despejo de rejeitos químicos. (Veja mais sobre o curso clicando aqui).

5 – Gestão Hospitalar EAD – Uninter

Com o tecnólogo a distância em Gestão Hospitalar da Uninter, você estará habilitado a atuar nas áreas administrativas das mais diversas instituições de saúde, como hospitais, laboratórios e clínicas, por exemplo. Invista em uma formação de qualidade, pensada para profissionalizar a atuação em cargos de gerências administrativas nas organizações.

O CST em gestão Hospitalar abrange conhecimentos dos fundamentos de gestão, legislações vigentes dos serviços de saúde e questões práticas cotidianas dos hospitais, oferecendo a real dimensão na profissão no dia a dia. (Veja mais sobre o curso clicando aqui).

6 – Pedagogia EAD – Estácio

O curso de Pedagogia tem foco nos princípios e métodos de ensino e também aborda a administração de escolas e a condução de temas educacionais. Os alunos são preparados para garantir e melhorar a qualidade da educação. Após a formação, eles podem atuar como professores das séries iniciais do Ensino Fundamental e são capazes exercer cargos administrativos em colégios.

As aulas do curso de Pedagogia, que tem duração de 4 anos (8 períodos), têm a finalidade de preparar profissionais que se destaquem no ensino infantil, fundamental e médio. (Veja mais sobre o curso clicando aqui).

7 – Turismo EAD – UNINOVE

O curso de Bacharelado em Turismo oferecido pela UNINOVE visa à formação atualizada e alinhada com as dinâmicas do setor. Desenvolvendo, portanto, competências técnicas, gerenciais, pessoais e socioemocionais; estes elementos contribuem na capacitação do futuro profissional do turismo: planejar, operar e gerenciar empresas dos setores de viagens, transportes, eventos, hospedagem, lazer, entretenimento e alimentação.

A estrutura do curso e os conteúdos abordados permitem ao estudante compreender suas especificidades e a lidar de maneira competente com as novas práticas do mercado: a economia compartilhada, o turismo de experiência, as tecnologias midiáticas, as plataformas eletrônicas e o novo perfil do consumidor da Era Digital. (Veja mais sobre o curso clicando aqui).

PUBLICIDADE

8 – Engenharia de Produção EAD – Unicesumar

O curso de Engenharia de Produção da EAD Unicesumar prepara você para analisar, desenvolver, implantar, operacionalizar e gerenciar projetos. Aqui, você aprende a não se preocupar em apenas criar e produzir, mas também com toda a mecanização e otimização do sistema, se tornando um profissional estratégico para aumentar a produtividade das empresas.

Você poderá atuar em diversas áreas e empresas, exercendo funções com características mais operacionais (distribuição de produtos, controle de qualidade); funções de planejamento (expansão da capacidade, força de trabalho, análise de investimentos); funções financeiras (controle orçamentário, formação dos custos de produção, retorno sobre o investimento); funções logísticas (controle de estoques, administração de materiais, gestão de transportes); e funções de marketing (projeto do produto, nichos de mercado a serem atendidos, integração do setor de distribuição). (Veja mais sobre o curso clicando aqui).

9 – Agronomia EAD – Uniasselvi

O curso de Agronomia EAD visa formar profissionais capacitados para atuar em todas as áreas da Agronomia, obtendo visão socioeconômica ampla, capacidade de comunicação e visão socioambiental. A graduação EAD em Agronomia forma um gestor com habilidades para atender às demandas do desenvolvimento local, regional e nacional, preservando e melhorando o ambiente e os recursos naturais existentes.

É o curso ideal para quem deseja coordenar e executar projetos relacionados ao desenvolvimento sustentável, métodos e práticas agrícolas, produção vegetal e animal. Entre os diferenciais do curso está a flexibilidade oferecida pela modalidade a distância. No curso EAD, o aluno poderá contar com estudos on-line e encontros presenciais uma vez por semana. Além disso, a graduação possui professores e tutores capacitados e matriz curricular atualizada. (Veja mais sobre o curso clicando aqui).

10 – Ciências Contábeis EAD – Uninter

O curso de graduação a distância em Ciências Contábeis da Uninter forma profissionais com visão sistêmica, analítica e crítica dos processos organizacionais para contribuir com a saúde financeira e econômica das organizações. Seja um profissional inovador que acredita na resolução de problemas e criação de valor para clientes e negócios.

A partir dos conhecimentos teóricos e práticos, o profissional de Ciências Contábeis da UNINTER desenvolverá competências para atuar em: contabilidade, controladoria, tributos e finanças, auditoria, perícia, atuarial, contabilidade pública, gestão orçamentária e contas públicas. (Veja mais sobre o curso clicando aqui).

Veja também:

Senai abre inscrições para cursos gratuitos EaD

Especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Ciência, Tecnologia, Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Novas oportunidades do mercado de trabalho.

Related Posts

1 of 25

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja como estudar enfermagem gratuitamente
Veja como estudar enfermagem gratuitamente

Aguarde…

0