Anúncios
Já faz algum tempo que você tem feito entrevistas de emprego, mas não consegue uma vaga? Já pensou que pode estar fazendo algo que os recrutadores não gostam? Apesar de vivermos em uma era em que o feedback é algo muito valioso, principalmente para as gerações mais novas, muitos entrevistadores não oferecem esse retorno.
Isso faz com que você tenha que descobrir sozinho se está ou não fazendo algo errado, e sabemos que isso é bem angustiante. Por isso, separamos aqui alguns erros bem comuns em entrevistas de emprego que os aspirantes à vaga cometem e vamos te mostrar como não deixar mais eles em sua vida.
Atrasos
Esse ponto aqui é algo bem claro e você não precisa de um feedback para saber que é um ato falho. Se você se atrasa para sua entrevista, mostra que não tem compromisso com algo tão simples como horário e o recrutador já vê isso como algo negativo. Não estamos falando para você chegar com uma hora de antecedência para sua entrevista, mas tente chegar com pelo menos 15 minutos de folga.
Leve em consideração fatores que podem atrapalhar sua chegada. Por exemplo, se você mora em uma cidade grande, dependendo do horário da entrevista, pode ser que pegue trânsito. Prepare-se para que isso não te impeça de chegar no horário. Caso você não vá de carro de aplicativo, pode ser que tenha que encontrar o local, tempo esse que também deve ser contabilizado.
Leia mais: 30 profissões que serão as mais valorizadas no futuro
Apresentação ruim
Se você for muito jovem, pode ter em sua cabeça que vivemos em um mundo onde a aparência não importa e sim o conteúdo. No entanto, esse pensamento só se torna realidade em um universo perfeito, o que não é o nosso caso. Por isso, saiba que a sua aparência importa sim e que o recrutador vai prestar atenção em cada detalhe da sua roupa.
Assim, vista-se de forma adequada para a entrevista que irá fazer. Pesquise informações sobre a empresa para a qual está se candidatando para que possa selecionar as roupas corretas. E claro, cuide de sua higiene pessoal. Não tome um banho de perfume, mas vá cheiroso, com as unhas limpas e cabelos alinhados.
Falta de conhecimento
Não adianta nada chegar no horário da entrevista com a vestimenta adequada e não saber nada da empresa e da vaga que está concorrendo. Esse é outro fator que causa uma péssima impressão para o recrutador. Você precisa mostrar para ele que se interessou em saber mais detalhes da empresa.
Imagine que o entrevistador te pergunte o que te faz querer trabalhar lá e você não sabe o que responder porque foi atraído apenas pelo salário? Não faça isso. Recrutadores não se interessam por pessoas interesseiras. Eles querem alguém comprometido com a empresa; mostre que você é a pessoa ideal.
Falta de comunicação
Sabemos que a timidez é algo presente em muitos perfis, mas se esse for o seu caso, você vai precisar vencê-la. Sem uma boa comunicação, não tem como o recrutador saber mais sobre suas experiências profissionais. Ao te chamar, é provável que ele vá falar sobre as competências e experiências que estão em seu currículo, então esteja pronto para isso.
Agora, se você for uma pessoa bem extrovertida e comunicativa, coloque o pé no freio, hein. Nada de ficar falando demais e até pontuar assuntos pessoais. Fale apenas o que é preciso para a entrevista e seja direto em tudo. Assim como você, o recrutador tem mais coisas para fazer no dia. Por isso, nada de dividir seu diário com ele.
Leia mais: 6 sites para você ganhar dinheiro trabalhando com internet
Linguagem corporal negativa
Imagem: Pexels
A nossa comunicação não está apenas naquilo que falamos. Nossa postura diz muito sobre nós. Sabendo disso, nada de ficar com os ombros caídos e o rosto muito fechado, mesmo que você seja uma pessoa com o perfil mais sério. Isso pode dar a impressão de que você não está interessado no que está sendo passado para você.
Com uma boa postura e olhando nos olhos do recrutador, você já vai passar uma impressão bem positiva. E vale sempre lembrar, né: nada de mexer no celular. Coloque seu smartphone no silencioso (se é que ele já não está) e esqueça que ele existe na hora da entrevista.
Mentiras no currículo
Sem dúvida, esse é um grande clássico. Muitas pessoas querem impressionar seus recrutadores e, para isso, acabam colocando mentiras ou meias verdades em seus currículos. O clássico “inglês intermediário” quando você sabe falar apenas os números e cores no idioma pode te prejudicar bastante.
Não minta, pois na entrevista de trabalho você pode ser cobrado e passar uma imagem muito negativa quando o entrevistador perceber que você não sabe realmente o que descreveu em sua apresentação profissional. Mais vale ter um currículo menor, mas com experiências ou habilidades verdadeiras.
Saiba que nem tudo é sobre você
Imagem: Pexels
Ao seguir as dicas que passamos sobre como se comportar em uma entrevista de emprego, você terá boas chances de ser escolhido para a vaga. No entanto, caso isso não aconteça, saiba que a culpa pode não ser sua. Por exemplo, às vezes a empresa pode ter uma cultura que não se encaixe com o seu perfil, e isso não tem como mudar.
Além disso, pode ser que, ao ouvir suas experiências na entrevista, a empresa tenha notado que elas não são as mais adequadas para o cargo, mesmo que você tenha tido muito sucesso em trabalhos anteriores. Também é possível que a empresa tenha simplesmente desistido da vaga por algum motivo interno.
Assim, se você está buscando vaga há algum tempo, tenha só mais um pouco de paciência, siga as dicas que passamos, e temos a certeza de que encontrará um emprego que se encaixe no que precisa.