Faculdade ou curso técnico: o que fazer depois dos 30 anos?

Faculdade ou curso técnico: o que fazer depois dos 30 anos?

Descubra qual caminho seguir entre a faculdade ou curso técnico depois dos 30 anos com consciência da sua decisão.

Anúncios

Com a chegada dos 30 anos, as pessoas passam por modificações em suas perspectivas e planos, porque novas questões entram em jogo. Neste contexto, uma das principais dúvidas é se vale mais a pena fazer faculdade ou curso técnico a partir dessa idade.

Em meio a decisões sobre construção familiar, desenvolvimento de relacionamentos afetivos e consolidação da carreira, é normal se perguntar qual é o passo mais certeiro para ter um futuro próspero. No entanto, existem fatores que precisam ser avaliados para tomar essa decisão. Saiba mais informações a seguir.

O que vale mais a pena, faculdade ou curso técnico?

Depende dos seus interesses e objetivos. Se você está procurando por uma formação de curta duração, especializada e técnica, com foco na prática e que vai te inserir no mercado rapidamente, vale a pena fazer um curso técnico.

Leia também: 10 faculdades para quem odeia matemática

Agora, se você está buscando uma formação mais complexa que se aprofunda nos aspectos teóricos e práticos, oferecendo uma diversidade de opções de atuação e caminhos para a sua carreira, vale a pena fazer uma faculdade. Para te auxiliar a tomar essa decisão, confira alguns pontos que você precisa observar:

1. Quais são os seus objetivos?

Responder essa pergunta é fundamental para escolher corretamente entre a faculdade ou curso técnico. Avalie onde você deseja chegar, quais são os seus planos e prioridades para o futuro e analise qual caminho melhor se encaixa nessa trajetória.

Por exemplo, se você quer buscar emprego rápido com uma atividade específica, o curso técnico é ideal para você. Por outro lado, se está buscando uma carreira promissora com crescimento financeiro e profissional, talvez a faculdade seja a melhor opção.

2. Qual é a sua disponibilidade de tempo?

Para saber qual modalidade de estudo mais faz sentido com a sua realidade, analise quanto tempo você tem disponível. Isso porque a maneira com que a grade curricular do curso técnico e do curso universitário é organizada se distingue muito.

No caso da faculdade, você terá aulas diárias de diversas disciplinas por alguns semestres, enquanto o curso técnico possui maior flexibilidade e adaptação com base na sua rotina. Esse é um critério importante para assegurar que o estudante irá iniciar e finalizar os seus estudos, sem evasão no processo.

Faculdade ou curso técnico, qual vale mais a pena após os 30 anos?Imagem: Reprodução/Pexels

3. Quanto você pode investir?

No mercado da educação, os cursos técnicos tendem a ser mais baratos que as faculdades. Não somente pela diferença no tempo de duração, mas também pelo volume de recursos e conteúdos envolvidos na formação em cada modalidade.

Além disso, o curso técnico tem um retorno financeiro mais rápido, sendo vantajoso para quem tem pouco dinheiro para investir e está procurando resultados imediatos. No entanto, você pode entrar em uma faculdade por meio de bolsas e financiamentos estudantis, conforme a sua necessidade.

4. Como é o mercado dessa área?

Uma pesquisa de mercado é sempre o primeiro passo na hora de decidir qual carreira seguir. A partir das informações de salário, principais empresas da área, dificuldades, desafios e oportunidades você pode tomar uma decisão mais consciente da realidade que estará se inserindo.

Depois dos 30 anos, não é possível seguir o coração cegamente sem saber aonde você está indo. Para além do gasto financeiro que essa decisão envolve, há todo um investimento de tempo e modificações na rotina para se considerar.

Foto de uma mulher estudanteImagem: Reprodução/Pexels

Vale a pena estudar depois dos 30 anos?

Conforme mostra o levantamento feito pela Semesp no Mapa do Ensino Superior de 2023, mais de 8% dos estudantes de nível superior tem 30 anos ou mais. Isso mostra uma presença marcante desse público, mas não para por aí.

Os dados do último Censo da Educação Superior, realizado pelo Governo Federal, revelaram que o número de estudantes com mais de 40 anos inseridos no Ensino Superior brasileiro aumentou 33% entre os anos de 2019 e 2021. Ou seja, não somente existe uma adesão dessa faixa etária aos estudos como um crescimento expressivo.

Sendo assim, na hora de escolher o que vale mais a pena, saiba que existem muitos estudantes mais velhos se inserindo anualmente nos cursos universitários no país. Portanto, você não estará sozinho nessa jornada de aprender algo novo ou se inserir no mercado de trabalho.

Com as transformações que estão acontecendo na sociedade, principalmente o envelhecimento progressivo, a maneira com que o mercado funciona também está sendo modificada. As informações da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) comprova isso.

No Brasil, o número de idosos ativos aumentou 7,2% entre 2012 e 2018. Em números específicos, isso significa que existem 7,5 milhões de brasileiros acima de 60 anos atuando como força de trabalho nas instituições.

Por conta desse envelhecimento, as pessoas mais velhas estão se mantendo e se inserindo nas empresas com mais facilidade. Isso acontece porque há uma demanda de profissionais especializados e uma falta de mão de obra qualificada.

Portanto, fazer um curso técnico ou uma faculdade pode te catapultar para excelentes oportunidades de trabalho. Você só precisa dar o primeiro passo para trilhar um caminho de crescimento profissional, qualidade de vida e prosperidade.

E aí, descobriu como decidir entre fazer faculdade ou curso técnico?

Não espere a oportunidade de emprego cair do céu, faça o seu caminho profissional a partir dos estudos. Diante do atual panorama do mercado de trabalho, não existe idade para começar a aprender e exercer as suas habilidades.

🔗 Compartilhe

Deixe um comentário

Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner