SeuCurso

Passos para fazer um fichamento nos estudos

PUBLICIDADE

Na hora de começar a preparação para uma prova, é bom lançar mão de um bom fichamento para auxiliar. Não adianta baixar a cabeça nos livros e estudar por horas a fio, é necessário utilizar bons métodos de estudo dentro da rotina.

Uma prática muito comum e fácil de realizar é o método de fichamento. No entanto, há pessoas que acham que é perda de tempo fazer um fichamento, outras não sabem bem como fazer um. Neste artigo, vamos te mostrar tudo o que você precisa saber para montar seu fichamento e melhorar sua aprendizagem com organização e consistência.

PUBLICIDADE

O que é um fichamento?

A palavra fichamento já dá para ter uma noção do que se trata. Isso mesmo, ficha! Essa prática de estudo consiste em organizar todo o material de estudo por meio de fichas. Isso serve para manter a organização e otimização do tempo de estudo, afim de melhorar os resultados da aprendizagem. Ter um material organizado pode economizar muito tempo, acredite nisso!

Muito utilizado em livros, a técnica de fichamento também é bastante comum na vida de concurseiros e vestibulandos. As matérias mais conceituais e conteúdos bem extensos precisam ser sintetizados, e nesse caso o fichamento é a melhor maneira de fazê-lo.

No entanto, se você está estudando para algo mais sucinto não pense que esse método não será útil. O fichamento serve para todos os tipos de conteúdos, servindo mais precisamente para a organização e os frutos são colhidos da mesma forma.

Quais são as vantagens de estudar com fichamento?

Antes de começar a montar o seu fichamento, você deve estar em dúvida quais são as vantagens reais de estudar por esse método. Abaixo listamos alguns pontos importantes que você deve saber:

Poupa tempo

Primeiramente, e o mais importante de tudo, o fichamento ajuda na otimização do tempo. Quando lemos conteúdos extensos é necessário fazer resumos para não se perder no assunto, e para organizar esses resumos é necessário um fichamento, que é muito mais efetivo na hora de recapitular uma parte do conteúdo.

Ajuda na memorização

A memorização é algo que faz parte de qualquer preparação de aprendizagem. É claro que devemos aprender um conteúdo mas há partes que são necessário saber de cor. E para isso o fichamento é um aliado importante. Por meio dele o cérebro consegue fazer relações com as novas informações ficando mais fácil de relembrar.

Visão de diferentes referências

Quanto mais livros para estudar mais importante é a organização. Com muitos autores diferentes se faz necessário compará-los entre as ideias cada um defende, e tudo isso de um modo otimizado, com rapidez e eficiência.

Isso facilita uma visão macro do assunto, não se limitando a apenas um pensamento, e sim podendo associá-los entre si e assimilar melhor o conteúdo.

Revisão fácil e prática

O fichamento já pode ser considerado como um método de revisão, pois para montá-lo é preciso ler todo o conteúdo. Nesse caso, o fichamento é uma revisão mais organizada, pois todo o conteúdo fica de fácil acesso, e um tema específico que você tenha marcado, pode ser encontrado rapidamente, com apenas algumas passadas de folha.

Como fazer um fichamento?

1. Faça uma leitura breve do assunto

Bom, para começar com a montagem do seu fichamento, é preciso uma leitura breve do texto, para ter uma noção do que se trata o assunto. Ao passo que comece a ler, vá anotando as informações que achar mais importantes para serem fichados posteriormente.

No momento da leitura, não esqueça de grifar todos os pontos importantes. Isso é importante para que o processo de assimilação do conteúdo seja consistente e o resumo que será feito esteja bem completo.

2 – Destaque as disciplinas

Muitas vezes achamos prático utilizar o computador ou celular para fazer anotações. Entretanto, quando se trata de um fichamento é preciso se organizar com um material próprio para cada matéria, porque, dessa forma, fica mais fácil o manuseio das páginas e mais rápido de encontrar o tema desejado.

Um objeto perfeito para esse fim é o fichário. Nele é possível utilizar folhar soltas, separar por cores e nomear as páginas com destaques diferentes para casa disciplina. Sem dúvida, é o mais recomendado e útil na hora de montar um fichamento para estudo.

3. Preste atenção nos padrões da ABNT

Seja para um TCC, um concurso ou uma prova da faculdade, o fichamento é altamente recomendado e muito utilizado por todos os tipos de estudantes e para diferentes fins. Organização, agilidade, e consistência na aprendizagem são algumas das vantagens do fichamento.

No entanto, como há diferentes ramificações de finalidades para o fichamento, a ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas) tem algumas regras estabelecidas, e para não haver discrepâncias, é bom utilizá-las afim de não ampliar a discussão.

É claro que para quem utiliza o método apenas para estudo, como concursos, não é necessário seguir regras da ABNT. No entanto, os acadêmicos não tem como fugir disso. É preciso deixar tudo dentro do padrão exigido.

Não é de todo mal, no entanto, seguir o modelo previsto pela ABNT, pois são regras que vem a ajudar na organização e compreensão tanto de instrutores e até mesmo do aluno que montou, afim de poder ser utilizado da melhor forma possível.

É importante deixar claro, que para estudar não precisa se preocupar com as normas. Então use e abuse das cores, personalize seu material da melhor forma possível, que ajude na sua compreensão e entendimento do assunto. O importante é o fichamento cumprir com a finalidade na qual ele é empenhado.

PUBLICIDADE

4. Priorize conteúdos simples e completos

Na hora de montar seu fichamento, não se esforce com palavras complexas ou exceda a formalidade. Priorize a utilidade dos tópicos, por exemplo, com frases sucintas, no entanto, de fácil compreensão.

Desenvolva o assunto do resumo, com suas próprias palavras, isso faz com que o seu entendimento seja mais completa e assimilação mais rápida e eficaz. A utilização de palavras-chave também é um aliado para os resumos e na memorização.

Se você gostou desse artigo sobre dicas de estudo, continue nos acompanhando. Assine nossa newsletter e não perca nenhuma atualização.

Related Posts

1 of 26

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja como estudar enfermagem gratuitamente
Veja como estudar enfermagem gratuitamente

Aguarde…

0