SeuCurso

Uniter: Destaque com as notas do MEC

A Uniter está entre uma das melhores universidades da rede privada, com notas ótimas no MEC, tendo boas avaliação e bom custo-benefício.

PUBLICIDADE

De acordo com o ranking do Índice Geral de Cursos (IGC) divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) em 23 de abril de 2021, em 2021, a Uninter estabeleceu sua posição de liderança em qualidade de ensino entre as maiores instituições privadas de ensino superior do país.

A Uninter foi novamente classificada em 4º lugar no IGC, o que significa que mantém a filosofia de excelência conquistada em 2019 e é uma das instituições de ensino mais qualificadas do Brasil. O Nível 4 do IGC e o Nível 5 do recredenciamento do MEC fazem da Uninter a melhor instituição do Brasil em educação a distância (EAD).

PUBLICIDADE

O reitor Caio acredita que as boas notas vêm do excelente desempenho dos alunos, o que reflete o esforço e a qualificação de todos os professores e funcionários da faculdade. “98% dos alunos da Uninter que prestam o Enade são EAD. Isso é uma prova da qualidade do nosso ensino”, concluiu.

O IGC é um bom indicador na hora de escolher a instituição onde vai estudar o ensino superior, o que nem sempre é uma tarefa fácil. Você costuma pesquisar estrutura e história, conversar com amigos e sua rede. Mas essa decisão pode ser facilitada porque o MEC desenvolveu esse medidor prático e menos abstrato que pode percorrer um longo caminho na escolha da instituição certa.

A análise da qualidade dos programas e instituições é feita pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), processo realizado por Anísio Teixeira (Inep), órgão federal vinculado ao MEC pelo Enem.

O Sinaes foi criado pela Lei nº 10.861 de 2004 para verificar o desempenho de estudantes e instituições de ensino superior. Para isso, o Inep utiliza três métricas, incluindo o IGC.

O que vale a pontuação no IGC?

Para entender melhor como funciona a pontuação do IGC, o MEC estabeleceu alguns padrões. Veja quais são:

Notas 1 e 2 – Insatisfatório

Instituições nesta faixa estão abaixo do esperado. Podem receber sanções e estão sujeitas a acompanhamento próximo do Ministério da Educação até conseguirem elevar a sua pontuação.

PUBLICIDADE

Nota 3 – Adequado

A pontuação igual ou maior que 3 é um bom resultado. Considera-se que as instituições avaliadas com essa nota oferecem uma formação adequada aos seus estudantes de graduação ou pós-graduação.

Notas 4 e 5 – Excelente

Instituições que recebem uma dessas notas fazem parte do grupo de excelência. Isto é, oferecem cursos com qualidade verificada: corpo docente de alto nível, conteúdo bem escrito, ótima infraestrutura (física, no caso dos cursos semipresenciais e presenciais; ou digital, por meio do ambiente virtual de aprendizagem dos cursos de ensino a distância) e suporte total aos alunos.

Redatora de conteúdo, dedicada a levar informações de finanças e notícias da categoria do Brasil e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.

Related Posts

1 of 26

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja como estudar enfermagem gratuitamente
Veja como estudar enfermagem gratuitamente

Aguarde…

0