Cursos à distância

Veja 12 perguntas e respostas frequentes sobre os cursos da FGV

Neste post, separamos as 12 perguntas e respostas feitas com mais frequência, as quais podem esclarecer suas dúvidas também.

PUBLICIDADE

Com mais de 150 cursos gratuitos sobre Educação Executiva, a plataforma de ensino da Fundação Getúlio Vargas é uma das mais procuradas nesta área de aprendizagem. Todos os dias centenas de novos alunos são matriculados nos Cursos FGV.

Por meio do Faq, a FGV recebe centenas de perguntas parecidas sobre os cursos gratuitos disponíveis na plataforma. Neste post, separamos as 12 perguntas e respostas feitas com mais frequência, as quais podem esclarecer suas dúvidas também. Continue lendo para saber mais!

PUBLICIDADE

#12 Perguntas e respostas sobre os cursos FGV

01. Como é o processo seletivo para os cursos de Curta e Média Duração on-line?

Não há processo seletivo para os cursos de Curta e Média Duração on-line. Basta preencher a ficha de inscrição disponível no portal.

02. Após realização da inscrição, o acesso é imediato?

A inscrição é efetivada somente após a realização do pagamento e a sua baixa no nosso sistema. O acesso ao conteúdo do curso e as instruções de estudo serão disponibilizados no dia de início do curso. Essa data é divulgada no site, no ato da inscrição.

03. Como funciona a metodologia do curso?

O curso é realizado totalmente a distância, utilizando um ambiente virtual de aprendizagem, o eClass. Por essa plataforma, o aluno tem acesso ao material didático do curso, aos vídeos dos autores e a uma grande quantidade de livros, disponíveis nas bibliotecas virtuais.

A metodologia de ensino está pautada nas interações e discussões que acontecerão na sala de aula virtual de forma assíncrona. Além disso, o aluno terá momentos síncronos por meio da ROL (reunião on-line) para tirar as suas principais dúvidas e debater sobre os temas do curso.

04. As aulas contam com professor à disposição?

Sim. A interação entre alunos e professor é a proposta do curso. O Professor-Tutor acompanhará a turma de forma ativa e permanente, sempre guiando e buscando a integração, a orientação e o fechamento nas discussões.

05. Como funciona a questão de horários de participação?

O aluno tem total flexibilidade de horário e local de estudos. Ele pode acessar a plataforma de onde estiver e estudar no melhor horário do dia, conforme a sua agenda. A participação acontece de forma assíncrona e síncrona. Os momentos síncronos (ROL) são agendados previamente no calendário, de modo que os alunos possam se planejar.

06. Como ocorre a avaliação no curso?

Nas turmas iniciadas a partir de 22/10/20, a avaliação do aluno dá-se por meio de:

  • Atividade final e Individual (AI) on-line.
  • A Nota Final (NF) do curso será composta pela nota obtida em uma Atividade Individual (AI) on-line e por uma Bonificação de Participação Individual (PIBo), que contempla critérios de interação, síncrona ou assíncrona. A Nota Final (NF) será computada seguindo a fórmula NF = AI + PIBo.
  • A Bonificação de Participação Individual não se aplica para alunos que tenham obtido nota máxima na sua Atividade Individual.
  • A média para aprovação no curso deve ser igual ou superior a 7,0 (sete).

07. O curso possui certificado?

Sim. Para as turmas iniciadas a partir de 22/10/20, o certificado será disponibilizado em formato digital seguro, por meio de um parceiro tecnológico contratado pelo FGV-IDE, que utiliza tecnologias que garantem a autenticidade e unicidade do certificado digital gerado no prazo de até 30 dias após o encerramento do curso.

Além do certificado digital, o aluno(a) concluinte do curso receberá uma medalha digital com a marca da FGV (Badge), contendo um registro digital e rico em informações sobre as habilidades e competências desenvolvidas.

08. É possível receber o certificado impresso?

Sim. O aluno poderá requerer uma versão impressa do seu certificado, que será equivalente a emissão da segunda via do certificado digital fornecido, por meio de requerimento no Portal do Aluno mediante pagamento de taxa administrativa para cobrir despesas com impressão e expedição.

09. Os cursos são autorizados e reconhecidos pelo MEC?

Os cursos de curta e média duração, categorizados como cursos livres, independem de autorização ou do reconhecimento por parte dos órgãos reguladores da educação. A FGV é responsável por estabelecer as regras e os procedimentos relativos à oferta, gestão e certificação nesse nível e modalidade de curso.

10. Por quanto tempo o conteúdo do curso ficará disponível para consulta?

O aluno terá acesso a todo o conteúdo do curso e a todas as discussões de sala de aula por um período de 3 meses, a partir do encerramento do curso.

11. Qual é a infraestrutura necessária para realizar o curso?

Para realizar o curso, é necessária infraestrutura de apoio. Recomenda-se computador, tablet ou smartphone com câmera (webcam) integrada, conexão de internet (recomendável banda larga), ambiente tranquilo para acesso às aulas e fones de ouvido com microfone integrado.

12. Posso trancar o curso de Média Duração On-line?

Para os cursos de Média Duração On-line, organizados em trilhas de aprendizagem, com oferta continuada, o aluno pode solicitar o trancamento de 1 (uma) única disciplina e posterior cumprimento em outra turma, com igual conteúdo e carga horária, com ocorrência dentro do prazo de 18 meses contados a partir da data de início da turma de origem do aluno.

O trancamento individual da disciplina deverá ser solicitado até a véspera do seu início, mediante pagamento de taxa administrativa. O trancamento de disciplina não implica a suspensão das obrigações financeiras do aluno, mas lhe assegura a possibilidade de realizar a disciplina restante em data posterior, sem ônus adicional.

PUBLICIDADE

Como se inscrever

Para se inscrever na trilha de aprendizagem, o interessado deve acessar o endereço https://educacao-executiva.fgv.br/cursos/trilhas-de-aprendizagem e se cadastrar no site para obter o acesso à pagina com login e senha.

Especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Ciência, Tecnologia, Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Novas oportunidades do mercado de trabalho.

Related Posts

1 of 26

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja como estudar enfermagem gratuitamente
Veja como estudar enfermagem gratuitamente

Aguarde…

0