Artigos

5 técnicas de redação para escrever um bom texto

Aprenda a escrever melhor e atingir a aprovação na hora da redação.

PUBLICIDADE

Vai prestar um concurso ou vestibular e quer aprender as principais dicas para ir bem na redação? Então você não pode deixar de ler até o fim este artigo.

Separamos para você, as 5 principais técnicas de redação para deixar o seu texto claro e objetivo para atingir a nota máximo no seu teste. Sem mais delongas, vamos para o conteúdo.

PUBLICIDADE

Veja abaixo 5 técnicas de redação

1 – Comece a ler mais

Para alguns tipos de redação, como o dissertativo, por exemplo, é necessário apresentar argumentos que comprovem a sua opinião. Para isso, não tem outro jeito, a não ser ler bastante e se informar. Mas a leitura não é válida somente por esse motivo. Ela é, na verdade, essencial para quem pretende escrever bem.

Além de estimular o cérebro e ajudar na compreensão e organização do raciocínio, ela amplia o vocabulário e permite com que a grafia das palavras seja assimilada mais facilmente.

PUBLICIDADE

2 – Se atente à estrutura do texto

Antes de começar a escrever, é importante separar as frases principais que darão embasamento a sua argumentação. Depois disso, deve-se seguir esta linha de raciocínio e montar a estrutura do texto. Veja abaixo:

Introdução — é o primeiro parágrafo, momento em que você vai apresentar suas ideias de modo sucinto;

Desenvolvimento — 3 ou 4 parágrafos para explicar seus argumentos;

Conclusão — é o parágrafo final, em que você conclui o raciocínio apresentado.

PUBLICIDADE

3 – Observe as características da redação

Para produzir um bom texto, não basta apenas apresentar boas ideias, mas também, é imprescindível observar com atenção o tema e o gênero textual especificados pelo anunciado da prova. Principalmente se você está participando de um processo seletivo, é fundamental olhar as características exigidas na proposta do texto.

Um exemplo que pode ilustrar essa situação é a seguinte: você já viu que há algumas organizadoras de provas que exigem o título na redação? Pois bem, na redação do Enem ele não é obrigatório. Então imagina perder pontos porque esqueceu de colocar um título? Não dá, né?

Portanto, quando estiver se preparando para um vestibular ou qualquer outra prova, procure saber o tipo de texto que você terá que fazer. Leia o manual do candidato e observe as características da redação. Assim, você não deixa passar nada!

PUBLICIDADE

4 – Capriche na caligrafia

De nada adianta escrever um supertexto se o corretor não conseguir entender o que você escreveu. Ele não perderá tempo tentando decifrar sua letra, então, capriche! Se esse não é seu ponto forte, comece a praticar antes para conseguir um bom resultado na hora da prova.

Não é à toa que ter o hábito da leitura é a primeira das dicas. Como você viu, ela é a base para uma redação de qualidade. Então, dê uma atenção especial a ela e escreva, pelo menos, um texto por semana. Também é importante ter alguém que corrija e comente suas redações para deixá-las cada vez melhores.

PUBLICIDADE

5 – Tenha objetividade na hora de escrever

Na tentativa de escrever “bonito”, a maioria dos estudantes utiliza expressões desnecessariamente complicadas e, na hora de construir conceitos, acaba entrando em um verdadeiro labirinto.

Esse erro, embora bastante comum, é grave, pois deixa a mensagem confusa — e até mesmo impossível de entender.

Então, nada de enfeitar demais a sua redação — vá direto ao ponto! Use termos de fácil compreensão, apresente as informações de maneira clara e objetiva, sem muitos rodeios e repetições.

Especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Ciência, Tecnologia, Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Novas oportunidades do mercado de trabalho.

Related Posts

1 of 26

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como comprar facilmente na Top Travel?
Veja como estudar enfermagem gratuitamente
Veja como estudar enfermagem gratuitamente
Como comprar facilmente na Top Travel?

Aguarde…

0