Artigos

Melhores faculdades de engenharia civil do país

Confira o ranking com as 5 melhores faculdades de engenharia civil do país.

Ter um diploma de uma boa instituição é essencial para ter vantagem competitiva e se destacar na carreira. E na Engenharia Civil não é diferente! Este setor tem se mostrado cada vez mais concorrido, devido a grande demanda da construção civil no país.

O mercado de trabalho para quem faz as melhores faculdades de Engenharia Civil é bastante amplo. Isso porque esse profissional está apto a atuar em diversas áreas como: construção civil e urbana; estradas e transportes; saúde; estrutura e fundação; Engenharia de Solos e Geotecnia.

Você tem dúvidas sobre quais as melhores faculdades de Engenharia Civil escolher para estudar? Para te ajudar nesse desafio, preparamos um ranking com as 5 melhores faculdades de Engenharia Civil disponíveis atualmente.

Como são as melhores faculdades de Engenharia Civil?

Normalmente, o primeiro ano dentro de umas das melhores faculdades de Engenharia Civil envolve algumas disciplinas comuns, como cálculo, resistência dos materiais, mecânica dos sólidos e eletricidade aplicada.

Os últimos três anos incluíram cursos específicos de engenharia civil, incluindo geologia, planejamento de engenharia, pontes e grandes estruturas e desenho técnico. O tempo médio de graduação para os cursos de engenharia civil é de cinco anos, e um estágio e cursos são necessários.

O núcleo de especialização, equivalente a cerca de 15% da carga horária mínima, deve ser concluído pelas instituições de ensino, que podem escolher a disciplina mais condizente com o currículo dentre os 53 temas pré-definidos pelo MEC para todas as engenharias. O restante do curso, o conteúdo específico, é determinado exclusivamente pela instituição de ensino. Neste núcleo são reunidos os conhecimentos científicos, técnicos e instrumentais específicos da engenharia civil.

Melhores faculdades de Engenharia Civil

Antes de se tornar um engenheiro civil de sucesso, é importante ingressar em uma instituição que tenha estrutura física de qualidade, professores experientes, credenciada ao MEC (Ministério da Educação) e currículo atualizado. Confira abaixo o ranking das Melhores Faculdades de Engenharia Civil:

1 – Universidade de São Paulo (USP)

A USP é considerada uma das melhores universidades da América Latina e existe apenas no estado de São Paulo. Foi inaugurado em 1934 e oferece atualmente 257 cursos para aproximadamente 62.000 alunos. A Faculdade de Engenharia Civil oferece 130 vagas por ano em duas unidades: São Paulo e São Carlos. Neste caso, os cursos são ministrados em tempo integral.

2 – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Em segundo lugar no ranking das melhores escolas de engenharia civil está a Unicamp, instituição fundada em 1962. Localizada a cerca de 90 quilômetros da capital paulista, é responsável por sustentar uma média de cerca de 184 mil alunos em seus 91 cursos. Atualmente, a Faculdade de Engenharia Civil da Unicamp é considerada uma das melhores do Brasil, com altas notas nas avaliações de desempenho e um corpo docente composto por doutores.

3 – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

A UFMG é uma instituição localizada em duas cidades do estado de Minas Gerais: Montes Claros e Belo Horizonte, e oferece 95 cursos para aproximadamente 31.000 alunos. A Pós-Graduação em Engenharia Civil foi o primeiro curso de engenharia da universidade, com atividade iniciada em 1912, antes mesmo da criação da UFMG como a conhecemos hoje. Está disponível na Faculdade de Engenharia.

4 – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

A UFRJ é uma universidade muito tradicional no país com uma história de mais de 200 anos. O Politécnico da UFRJ oferece graduação em Engenharia Civil e foi fundado em 1792 como Royal College of Artillery, Fortifications and Design. A instituição oferece 173 programas e tem mais de 45.000 alunos. Suas unidades estão localizadas nas cidades do Rio de Janeiro, Macaé e Duque de Caxias.

5 – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Outra universidade de qualidade que aparece no ranking é a UFRGS. Formalmente estabelecida em 1947, a unidade incorporou a Escola de Farmácia, a Escola de Química, a Escola de Medicina, a Escola de Direito, a Escola de Engenharia e muito mais. Pode se formar na Faculdade de Engenharia desta unidade. Assim como outras faculdades, a instituição visa levar ao mercado profissionais de qualidade atuando em todas as áreas da engenharia civil e detém o título de melhor do estado do Rio Grande do Sul.

Portanto, escolha entre essas melhores faculdades de Engenharia Civil e tenho uma nova profissão a partir do próximo ano com ótimas oportunidades dentro da carreira, iniciando novos ciclos profissionais em sua vida.

Leia mais: Melhores faculdades de Arquitetura: Descubra quais são!

Formado em marketing e publicidade, atua como redator, contando com suas habilidades para entregar conteúdos de valores e que venham agregar na sociedade.

Related Posts

1 of 27

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aguarde…

0