SeuCurso

Veja como conseguir bolsas de estudo em qualquer faculdade

Graças às bolsas de estudo, muitas pessoas conseguem realizar o sonho de um diploma universitário. Existem várias maneiras de reduzir as mensalidades: nível da série, renda per capita, escolha do programa de graduação, etc.

Essas oportunidades podem ser oferecidas pelas próprias instituições de ensino superior ou por meio de programas do governo federal. Abaixo, conheça as seis principais formas de conseguir bolsas universitárias.

Como conseguir bolsas de estudo ?

Você está se preparando para o ensino superior, mas gostaria de uma bolsa de estudos? Então, confira algumas das alternativas que você tem para entrar na faculdade com essa vantagem:

1 – Boas notas no Enem e/ou Vestibulares

A forma mais segura de conseguir uma bolsa universitária é se sair bem nas provas – seja no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou no processo seletivo da própria instituição de ensino superior. As faculdades competem pelos melhores alunos, então fazem o possível para fisgar os que se destacam. As bolsas próprias da instituição de ensino geralmente são condicionadas ao desempenho durante o processo seletivo. Claro que para continuar usufruindo do desconto é preciso continuar estudando, pois, os alunos também precisam manter um certo nível médio para continuar usufruindo do desconto.

2 – Tenha um histórico escolar convincente

O princípio aqui é o mesmo do tópico anterior: as universidades querem os melhores alunos. Assim, as escolas que admitem com base em transcrições também podem oferecer bolsas de estudo para os melhores desempenhos.

3 – Mudança de Instituição de Ensino Superior

Instituições de ensino costumam oferecer descontos para quem optar por transferência externa, ou seja, transferir cursos de outra universidade para lá. Claro que a maioria dos alunos não o faz só pelo desconto porque, além de terem de prescindir dos professores e colegas, correm o risco de nem todas as disciplinas serem verificadas. As pessoas que optam por esse caminho muitas vezes enfrentam problemas não resolvidos na universidade atual, que podem estar relacionados à distância, professores ruins, mensalidades muito altas ou insatisfação com o curso na maioria das vezes.

4 – Selecione um programa de graduação

Devido à atual escassez de professores no Brasil, há uma série de medidas para incentivar a escolha dessa profissão. Dentre eles, está o ProUni, que oferece bolsas de estudo para professores atuantes na rede pública de ensino fundamental que sejam servidores efetivos da instituição.

Há também o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que não oferece propriamente bolsas de estudo para universidades, mas também torna o ensino superior acessível a muitos estudantes. Professores da rede pública de educação básica, que trabalhem no mínimo 20 horas por dia, podem reivindicar redução no pagamento do auxílio.

5 – ProUni

O ProUni é um programa do governo federal que oferece bolsas universitárias. Podem ser parciais ou integrais e são exclusivos para quem ainda não possui curso superior. O programa é válido nas instituições de ensino participantes e em cursos presenciais com conceito igual ou superior a três no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). 

Os alunos cuja renda per capita não supere um salário mínimo e meio recebem benefício integral; para receber bolsa parcial, a renda deve ser de no máximo três salários. Para concorrer ao Bolsa Universidade ProUni, o aluno ainda precisa ter realizado a prova do Enem do ano anterior e ter concluído o ensino médio em escola pública ou particular com bolsa integral da instituição, ou, ao mesmo tempo, tempo, ele cursou parcialmente o ensino médio completo, parcialmente em escolas particulares com bolsa integral.

6 – Faça uma segunda graduação

A maioria das instituições de ensino superior oferecem bolsas universitárias para estudantes que buscam um segundo grau. Os descontos costumam ser maiores para alunos que se formaram na mesma universidade. Na Estácio, os alunos que já possuem nível superior podem se matricular em cursos de graduação sem prestar vestibular e têm desconto de até 40% nas mensalidades.

Especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Ciência, Tecnologia, Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Novas oportunidades do mercado de trabalho.

Related Posts

1 of 27

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aguarde…

0