Artigos

Confira quais são as 10 melhores faculdades de economia do país

Veja o ranking do Ministério da Educação sobre as principais faculdades de economia do país.

Quando pesquisamos programas de ensino superior em economia, normalmente encontramos dois resultados: uma graduação em economia e uma pós-graduação em ciências econômicas. Mas o que isso significa?

Uma economia pode ser descrita como um modo de produção e sua série de atividades produtivas e financeiras realizadas por pessoas que determinam um determinado período de tempo. Ou seja, estamos falando da economia em um determinado período, qual foi o modo de atividade e produção em um ano ou determinado século ou período.

Quando falamos sobre ciência econômica, estamos falando sobre a ciência de investigar, explicar e desenvolver modelos de como as economias funcionam. Nesta ciência, existem dois ramos: clássico e neoclássico. Economia é o termo que vem sendo usado para nomear a região há muito tempo, seja em traduções de livros clássicos ou na nomenclatura de cursos superiores. Neste artigo, vamos te apresentar as 10 melhores faculdades de economia do país, segundo a avaliação do Ministério da Educação. Confira!

 

Como escolher as melhores faculdades de economia do país?

Estudar em uma boa universidade pode fazer uma grande diferença na formação e no desempenho profissional. Por isso, muitas vezes se questiona quais parâmetros usar na hora de avaliar as melhores universidades para estudar.

1 – Pesquisa

O indicador de pesquisa leva em consideração a quantidade de pesquisas acadêmicas realizadas e publicadas por professores ou alunos da universidade. É responsável por 42% da avaliação de cada universidade.

2 – Internacionalização

No indicador de internacionalização, são mostrados os convênios firmados pela universidade com outras instituições de ensino superior do mundo, que facilitam a troca de conhecimento entre elas e o intercâmbio de alunos e professores. É responsável por 4% da avaliação da Universidade.

3 – Inovação

Este indicador inclui informações sobre patentes e parcerias com empresas do setor produtivo. Também responde por 4 por cento da avaliação do RUF.

 

 

4 – Mercado

Aqui, avalia a relevância da agência para os empregadores ao avaliar entrevistas de emprego. Dito isso, o mercado confia na formação de seus alunos pela instituição. 18% da avaliação. 

5 – Ensino 

Por fim, entre os indicadores de ensino, as universidades são avaliadas com base em seu corpo docente: número de professores titulares com mestrado e doutorado; além de avaliar o desempenho dos graduandos no ENADE (Exame Nacional de Avaliação do Estudante). É responsável por 32% da avaliação geral da universidade.

10 melhores faculdades de economia do país

E aí, tá curioso para saber quais são as melhores faculdades de economia do país bem avaliadas do país? Confira abaixo as 10 universidades que aparecem no topo do ranking da Folha:

1 – Universidade São Paulo I (USP)

A pós-graduação em Ciências Econômicas é oferecida em três campi da USP: capital paulista (diurno e noturno) e interior de Piracicaba e Ribeirão Preto.

2 – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Exame vestibular anual realizado pela Comissão Permanente de Vestibulares (COMVEST). No entanto, 20% das vagas são destinadas a cargos admitidos pelo ENEM. Outros 10% das vagas são reservadas para a categoria olímpica, e candidatos de diferentes etnias também podem se candidatar às vagas por meio do portal aborígine.

3 – Escola de Economia de São Paulo III (FGV)

O ingresso na Universidade é feito por meio de exames anuais de admissão realizados pela própria Universidade.

4 – Escola de Economia de São Paulo III (FGV)

O ingresso na Universidade é feito por meio de exames anuais de admissão realizados pela própria Universidade. Acompanhe aqui o processo seletivo.

5 – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

O ingresso na Universidade é feito anualmente por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza a última nota do ENEM para classificar os cursos escolhidos pelos alunos.

6 – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

As admissões universitárias são feitas anualmente através do SiSU.

7 – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo VI (PUCSP)

O ingresso na Universidade é feito por meio de exames anuais de admissão realizados pela própria Universidade.

A escola concede uma bolsa integral ao primeiro colocado em cada exame escolar e uma bolsa parcial ao primeiro colocado em cada curso. Além disso, as bolsas também podem ser solicitadas por meio do ProUni.

8 – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

70% das vagas admitidas pela UFRGS a cada ano são preenchidas por meio de concurso próprio, realizado pela Comissão de Seleção Permanente (COPERSE). Os 30% restantes das vagas serão preenchidos por meio do SiSU.

9 – Escola Brasileira de Economia e Finanças (FGV-Rio)

A admissão é feita através de exames de admissão anuais realizados pela própria Universidade.

10 – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Por ser uma das melhores faculdades de economia do país no setor privado, a entrada acontece por meio de vestibular anual próprio.

Leia mais: Veja quais são as 10 melhores faculdades de direito do país

Formado em marketing e publicidade, atua como redator, contando com suas habilidades para entregar conteúdos de valores e que venham agregar na sociedade.

Related Posts

1 of 27

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aguarde…

0