Cursos à distância

10 cursos gratuitos na área da educação infantil

Nesta área, é importante sempre estar atualizado com as habilidade e competências necessárias para dar o suporte às crianças na adaptação ao ambiente escolar.

PUBLICIDADE

A Educação Infantil é extremamente importante no desenvolvimento de crianças no primeiro encontro com o ambiente escolar. A escola e professores têm papel fundamental nesse período da vida de uma criança. Com diferentes técnicas e habilidades os profissionais da área ajudam as crianças a desenvolverem seus aspectos psicológicos e cognitivos.

Nesse sentido, nesta área, deve-se sempre estar atualizado com as habilidades e competências necessárias para dar o suporte exigido na educação infantil. Neste post, trouxemos 10 cursos voltados para a área da educação infantil que focam no desenvolvimento de habilidades específicas para que os profissionais da área consigam dar um suporte pleno às crianças. Continue lendo!

1 – Cuidador Infantil

O termo disciplina é por vezes mal interpretado e utilizado, estando associado a conotações negativas e repressivas tais como: rigidez, punições ou castigos. Porém, o seu verdadeiro sentido bem positivo e educativo.

A disciplina na educação é uma condição necessária para a aprendizagem do auto controle, o reconhecimento dos seus sentimentos, a empatia, a responsabilidade, o desenvolvimento de um sentido de justiça e interiorização de valores humanos. Dizer às crianças como devem agir, não basta.

Conteúdo do curso: Infância e adolescência; Hora do banho; Ensinando com disciplina; Cotidiano e rotina; Acolhimento; Ensinando com disciplina- parte II; Brincadeiras para cada fase; Brincadeiras para cada idade; e Material Complementar. Carga horária: 10 horas.

PUBLICIDADE

2 – Brinquedoteca

A Brinquedoteca é um espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro de um ambiente especialmente lúdico.

Este curso pretende capacitar profissionais para atuarem em Brinquedotecas, aperfeiçoando seus conhecimentos para lidarem com situações cotidianas de uma Brinquedoteca.

Conteúdo: Introdução; Objetivos e Funções; Dicas; Dicas – Parte II; Dicas – Parte III; Missão; Material Complementar. O curso tem carga horária de 10 horas no total.

3 – Brincadeiras Infantis

Este curso trata da importância da recreação infantil. Aborda diversas formas de atividades existentes como:técnicas de recreação, brincadeiras e jogos. O objetivo do curso é ensinar professores da educação infantil, profissionais da área ou pais a aplicarem as técnicas de recreação infantil nas escolas e não só, para que as crianças aprendam a se socializar e se comunicar com as outras crianças.

Conteúdo do curso: Introdução; Brincadeiras; Brincadeiras- Parte II; Brincadeiras- Parte III; Brincadeiras- Parte IV; Brincadeiras- Parte V; Material Complementar. A carga horária do curso é de 10 horas no total.

4 – Cuidador Infantil Com Ênfase em Ed. Especial

A Educação Especial na Perspectiva Inclusiva teve seu processo iniciado quando o Brasil se comprometeu com órgãos internacionais como a Declaração Mundial sobre a Educação para Todos (1990), Convenção da Guatemala (1999), Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, aprovada pela Organização das Nações Unidas -ONU em 2006.

Nosso país foi signatário, comprometendo-se a transformar os sistemas de ensino brasileiro em sistema inclusivo, o que culminou com a elaboração de vários documentos orientadores: decretos, resoluções, portarias, notas técnicas e uma produção relevante de matérias didático-pedagógicos.

Conteúdo do Curso: 1: Infância e adolescência; Hora do banho; Ensinando com disciplina; Cotidiano e rotina; Hora do acolhimento; Ensinando com disciplina – parte II; Brincadeiras para cada fase; Orientações nutricionais; Auxílios para o posicionamento; Recomendações gerais; Material Complementar. Carga horária: 10 horas.

5 – Berçarista

Experimenta expressar e comunicar seus desejos e emoções, atribuindo as primeiras significações para os elementos do mundo e realizando ações cada vez mais coordenadas e intencionais, em constante interação com outras pessoas com quem compartilha novos conhecimentos.

Conteúdo: Espaço e ambiente; Cotidiano e rotina; Acolhimento; Ensinando com disciplina; Dicas de comportamento; Brincadeiras para cada fase; Brincadeiras populares e cantigas de roda; Objetivos; Material Complementar. Carga horária: 10 horas.

6 – Ludicidade e Fantoches

A Ludicidade como metodologia significa respeitar a interpretação da criança sobre o mundo e o lugar que ela ocupa nele. Através do lúdico, a criatividade, curiosidade e o desejo por saber acontecem de maneira natural, ampla e fluida, fazendo com que a educação aconteça de forma emancipadora, afetiva e plural. Neste curso aprenderá as principais noções e conhecimentos sobre a educação dos jovens através do teatro.

Conteúdo do curso: Introdução; Fantoches; Características do fantoche; Conclusão; Material Complementar. A carga horária do curso tem 10 horas de aulas no total.

PUBLICIDADE

7 – Auxiliar de Creche

O auxiliar de creche cuida da higiene e alimentação das crianças, além de prestar suporte ao professor na promoção de atividades educativas, prevenção de acidentes, criação de rotina e atenção aos alunos. Vale lembrar que a creche não é apenas um local onde os pais deixam os filhos.

Conteúdo do curso: Introdução; Desenvolvimento infantil; Papel do educador; Dicas e atividades; Funções do auxiliar; Considerações finais; Material Complementar. A carga horária do curso é de 10 horas no total.

8 – Música na Educação

O desenvolvimento na Educação Infantil ganha em muito com a inclusão da Música em seu quadro de disciplina. Ela desperta o lúdico, traz benefícios para a socialização, auxilia na alfabetização, ajuda a lidar com os próprios sentimentos, estimula a coordenação motora e a percepção sonora. A lista de benefícios ao trabalhar a música na educação infantil é extensa e não para por aí.

Conteúdo do curso: Introdução; A música e as crianças; Música e educação; A música nas escolas; Aula 5: Métodos de musicalização; Cantigas de roda; Material Complementar. Carga horária: 10 horas.

9 – Animação e Lazer

Com este curso o aluno vai ficar capacitado para saber usar as técnicas de animação e lazer. Vai saber colaborar na organização e realização de atividades no exterior; saber identificar as principais técnicas de animação e saber planear e organizar atividade de animação e lazer.

Conteúdo do curso: Introdução; Atividades e técnicas de animação; Jogos de interior e exterior; Meios de expressões; Técnicas para animação de idosos; Atividades físicas; Material Complementar. A carga horária do curso é de 10 horas no total.

10 – Bullying

Curso é dirigido tanto para os educadores, que convivem com o problema diariamente, quanto aos pais, que devem ficar atentos ao menor sinal de Bullying para que possam proteger e orientar seus filhos.

Conteúdo do curso: Introdução; Tipos de transtornos; Prevenção ao Bullyng; Tipos de bullyng; O papel dos pais; Informações sobre o bullyng; Material Complementar. Carga horária: 10 horas.

Veja também:

Confira 5 cursos gratuitos para quem gosta de cozinhar

Especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Ciência, Tecnologia, Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Novas oportunidades do mercado de trabalho.

Related Posts

1 of 25

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja como estudar enfermagem gratuitamente
Veja como estudar enfermagem gratuitamente

Aguarde…

0