6 dicas para você estudar o que odeia

6 dicas para você estudar o que odeia

Conquiste o conhecimento (mesmo odiando a matéria)

Anúncios

Realmente é muito chato sentar na frente de um computador e começar a estudar um tema que você odeia. O tédio vem bem rápido, enquanto o aprendizado, que é bom, nem dá as caras. Isso acontece porque nosso cérebro costuma ser atraído por assuntos que fazem parte do nosso cotidiano. Temas que fogem da nossa realidade são um tormento para ele e isso dificulta nosso aprendizado.

Mas podemos de alguma forma “hackear” o nosso cérebro para aprender determinado assunto. Sendo assim, vamos te passar algumas dicas de como fazer isso e conseguir estudar um tema que não gostamos.

A raiz do desgosto

Uma das maneiras de conseguir estudar um assunto que não gosta é entender o motivo de não gostar. Já parou para se perguntar isso? Será que você tem dificuldade em entender o conceito básico de um tema e isso interfere em seus estudos? Ou será que o problema está no material didático que está usando? Até mesmo a falta de relevância do tema em sua vida pode gerar desinteresse.

Anúncios

Mas como resolver? Em primeiro lugar, saiba que se você precisa estudar determinado tema, é porque ele vai fazer sim a diferença em sua vida, seja pessoal, acadêmica ou profissional. Então deixe isso registrado em sua mente. Além disso, considere mudar o material de estudo. Por exemplo, algumas pessoas são mais visuais e não conseguem se identificar tanto com textos escritos. Se esse for o seu caso, busque ilustrações que também podem descrever o assunto de seu estudo.

Leia mais: 8 vantagens e desvantagens de estudar a distância

Atrás do desafio, há o benefício

Sempre que você for estudar algo que não gosta, busque focar nos benefícios. Isso porque os estudos sobre o tema não duram para sempre, mas os benefícios podem perdurar e trazer muitas alegrias para a sua vida e realização profissional.

Além disso, sempre que vencer o desafio do estudo, você verá que está mais disciplinado do que nunca. Isso o ajudará em outras fases da sua vida. Treine também o seu cérebro para ver esse estudo como uma oportunidade de crescimento e não como um tormento. Você verá como terá uma relação diferente com o tema agindo assim.

Adapte ao seu estilo de vida

Existem diversas formas de estudar e, sem dúvida, uma das melhores maneiras de aprender algo é incorporá-lo ao seu dia a dia. Por exemplo, se você precisa começar a falar inglês, não vai aprender apenas nas suas aulas. É necessário que escute músicas, assista a filmes e séries e converse com pessoas no idioma. Assim, aprenderá muito mais rapidamente.

Utilize técnicas diversas para integrar o estudo em seu dia a dia, de modo que não se torne um peso para você. Inclusive, se você for estudar algo que tenha aplicativos focados no tema, não hesite em baixar o aplicativo. Isso porque eles possuem métodos de ensino que são realmente eficazes e podem acelerar seus estudos.

Planeje e divida suas conquistas

Você precisa criar um plano de estudos para que consiga ter metas realistas e também flexíveis, caso haja alguma alteração em sua rotina. Fazendo isso, será hora de alcançar seus objetivos na matéria de estudo. Se estiver estudando química, faça uma meta de aprendizado de cinco fórmulas para entender e depois vá aumentando.

Só não esqueça de fazer a revisão do conteúdo para não se esquecer do que já foi aprendido. E claro, comemore sempre cada vitória que tiver para que seu cérebro mude um pouco o pensamento em relação a determinada matéria.

Leia mais: 5 dicas para te ajudar a estudar melhor

Se divirta estudando 

Imagem: Pexels

Ainda com o intuito de te ajudar a descobrir métodos de aprendizado, podemos destacar um excelente que é o da diversão. Aqui, você não vai deixar seus estudos de lado para brincar, mas sim usar a fórmula da brincadeira para fixar um assunto em sua mente. Você pode, por exemplo, utilizar jogos educativos e quizzes para tornar o estudo mais lúdico.

Outra forma bem interessante aqui é usar analogias para relacionar seus estudos ao seu dia a dia. Assim, ao realizar suas atividades rotineiras ou hobbies, estará lembrando do seu objeto de estudo. Se você tiver uma rede de apoio, uma boa pedida também é explicar o conteúdo para um amigo ou alguém da sua família. Dessa forma, saberá se está aprendendo ou não de fato.

Cuide de você

Não há como aprender uma matéria, principalmente a que não gosta, se você não estiver bem. Por isso, nossa última dica é: cuide de sua saúde física e mental. Nesse sentido, não deixe de dormir para estudar. Seu sono precisa estar regulado para que seu cérebro entenda e absorva tudo o que você leu no dia. 

Além disso, encaixe exercícios físicos em seu dia a dia. Mesmo que não tenha agenda para ir a academia, você pode utilizar apps que indicam atividades de poucos minutos que podem ser encaixados em sua rotina. Por fim, não relaxe com a alimentação. Nada de exagerar com fast-food. Coma de forma balanceada com os nutrientes certos para o bom funcionamento de seu cérebro. 

Diga adeus ao “não consigo”

Com essas dicas para você conseguir estudar o que odeia, temos a certeza de que olhará para essa matéria que está procrastinando com outros olhos. 

Bons estudos!

🔗 Compartilhe

Deixe um comentário

Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner