Saiba como conseguir um emprego nos EUA morando no Brasil

Saiba como conseguir um emprego nos EUA morando no Brasil

Seu sonho americano tá mais perto do que você imagina!

🔗 Compartilhe

Anúncios

Conseguir um emprego nos EUA é o sonho de muitos brasileiros. Embora lá não tenha as mesmas leis trabalhistas que o Brasil oferece, os salários são bem maiores, principalmente quando estamos falando de cargos qualificados. Ou seja, as chances de conseguir mudar de vida por lá são reais.

Além disso, as empresas norte-americanas costumam investir no futuro de seus colaboradores. Assim, oferecem treinamentos e cursos para que você possa ter uma boa progressão na carreira.

No entanto, sabemos que mudar para os Estados Unidos pode estar fora da realidade de muitas pessoas. Afinal, o processo de imigração para o país da maior economia do mundo não é algo fácil. E você também pode ter uma ligação muito forte com sua família, e achar que não vale a pena abrir mão do tempo de qualidade com elas.

Anúncios

Mas você sabia que é possível conseguir emprego nos EUA mesmo morando no Brasil? É isso que vamos te apresentar nesse artigo.

Passo a passo para trabalhar nos EUA sem sair do Brasil

1. Aprenda inglês

Imagem: Pexels

Anúncios

Não tem como você conseguir emprego em outro país sem dominar o idioma falado por lá, não é mesmo? Afinal, como você vai se comunicar com seus colegas de trabalho? Se você não tem familiaridade nenhuma com a língua, busque entender conceitos mais básicos, ouvir músicas e séries para dar seus primeiros passos.

Depois, invista em um curso, online ou presencial, o que se adequar mais ao seu estilo de vida. Se possível, contrate um professor particular para que ele possa te auxiliar a praticar a conversação, explicando principalmente os termos da sua área de atuação. E não esqueça, para aprender inglês, você precisa viver o idioma, nada de estudar apenas durante as aulas.

Leia mais: A importância do Inglês para as viagens

2. Reformule seu currículo

Não pense que para enviar seu currículo para uma empresa dos Estados Unidos você tem que apenas traduzir o conteúdo que mostra suas habilidades. Na verdade, você tem que adequá-lo ao padrão americano. Assim, coloque seu resumo profissional com experiências de trabalho relevantes e destaque suas habilidades.

Anúncios

Dependendo da vaga para a qual você está concorrendo, um diferencial pode ser colocar suas realizações ou prêmios. E nada de encher linguiça, tá? Isso porque os currículos apresentados lá precisam ser bem diretos.

3. Pesquise oportunidades

Nada de ficar esperando uma vaga para conseguir emprego nos EUA cair do céu. Você precisa pesquisar oportunidades em sites especializados como o Indeed, por exemplo. Ele é um dos maiores sites de emprego do mundo e lista milhões de vagas em diversas áreas nos Estados Unidos. Assim, você pode pesquisar por vagas remotas, de acordo com suas especializações.

Além disso, você pode utilizar as redes sociais para contatar empresas. Plataformas como o LinkedIn são perfeitas para isso, pois permitem não apenas que você siga alguma empresa que lhe interesse, mas também que você se conecte com recrutadores que já podem saber mais sobre você apenas olhando o seu perfil na plataforma.

4. Faça amigos norte-americanos

Imagem: Pexels

Com o uso das redes sociais, você pode fazer amizades com pessoas que moram nos Estados Unidos. Isso pode te ajudar a não apenas entender mais sobre o idioma, mas também conseguir indicações de empresas que trabalham no estilo home office. Inclusive, dependendo da amizade que você fizer, essa pessoa mesmo pode te colocar na empresa que ela trabalha. 

Outra boa forma também de conseguir emprego nos EUA pode ser através de amigos seus que estão por lá ou que já trabalharam no país norte-americano. Eles podem te dar informações sobre as empresas e até mesmo fazerem boas cartas de recomendação para você. 

Leia mais: Aprenda inglês através de aplicativos

5. Seja flexível

Não é porque você escolheu trabalhar no Brasil que você não pode ser flexível em outras áreas para conseguir um emprego nos EUA. Ao optar por uma oportunidade de trabalho, considere mudar um pouco sua rotina, levando em consideração o fuso horário de alguns estados norte-americanos. Por exemplo, 12h em Brasília é o equivalente a 10h em Nova York.

Além disso, o Brasil deixou de adotar o horário de verão em 2019. Nos EUA, essa prática ainda existe na maioria dos estados e é aplicada do segundo domingo de março até o primeiro domingo de novembro. Se atente sempre ao local onde irá prestar seus serviços e se organize para isso. 

6. Tenha um visto

Dependendo do tipo de serviço que irá oferecer nos Estados Unidos, você pode precisar de um visto. Os mais comuns para quem trabalha em home office em outros países são:

  • Visto H-1B: ocupações especializadas que exigem um diploma de bacharel ou equivalente.
  • Visto L-1: trabalhadores que estão sendo transferidos de uma empresa estrangeira para uma filial ou empresa afiliada nos EUA.
  • Visto TN: profissionais mexicanos e canadenses em determinadas ocupações.
  • Visto O-1: pessoas com habilidades extraordinárias em ciência, artes, educação, negócios ou atletismo.

Em alguns casos, você pode não precisar de um visto se o seu trabalho se encaixar em uma das seguintes exceções:

  • Se você estiver trabalhando como freelancer para uma empresa americana por um período inferior a 90 dias, você pode ser elegível para o Programa de Isenção de Visto (VWP).
  • Caso você esteja trabalhando remotamente para uma empresa estrangeira e não for um cidadão americano ou residente permanente, você pode não precisar de um visto de trabalho.

É hora de conquistar o sonho americano

Esperamos que com essas dicas você possa conseguir emprego nos EUA de forma mais simples. Desejamos boa sorte para você nessa nova caminhada. 

Deixe um comentário

Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner